31 de março – Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Reading Time: 2 minutes

O Dia da Saúde e da Nutrição, celebrado em 31 de março, é uma ocasião para discutir e avaliar práticas alimentares e a importância de políticas públicas realistas e preventivas, como a redução do consumo de sal e açúcar e a melhoria da rotulagem dos alimentos. 

Com isso, a OMS recomenda que os governos desenvolvam diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, com base em mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e no progresso científico. 

 Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Assim, essas diretrizes têm como objetivo apoiar a educação alimentar e nutricional e orientar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

Para que isso funcione, a prática de uma alimentação saudável tem que começar cedo, desde o nascimento.
Afinal de contas, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é imprescindível. 

Depois, a amamentação pode ser complementada até os dois anos de idade. Em cada fase da vida, desde a infância até a idade avançada, as necessidades nutricionais do indivíduo mudam.

 Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Assim, essa rotina saudável desde os primeiros dias de vida é importante pois muitos adultos obesos foram crianças obesas. E é senso comum, que o excesso de peso pode levar a problemas de saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida.

Além disso, ter uma alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve o acesso regular e justo a uma alimentação adequada para cada indivíduo, levando em conta as necessidades alimentares especiais, a cultura, gênero, raça e etnia, além de ser acessível e sustentável.

 Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Nesse sentido, no Brasil, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira, que estabelece as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a população brasileira. O guia é uma referência para indivíduos, famílias, governos e profissionais de saúde em relação à promoção da alimentação adequada e saudável. 


Assim, para garantir uma nutrição adequada, é necessário manter uma dieta regular e equilibrada, fornecendo a quantidade e variedade adequadas de nutrientes para o corpo.

 

6 hábitos saudáveis de alimentação de acordo com o  Guia Alimentar para a População Brasileira

 

Referência para uma alimentação saudável e equilibrada, o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda uma série de hábitos que podem ajudar a manter uma boa saúde e prevenir doenças.
Seguem abaixo 6 hábitos saudáveis de acordo com o Guia:

Alimentação saudavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *