A Lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial foi divulgada nesta segunda-feira (27/06) pela ANS. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.
Em que ficou determinado que 70 planos de saúde têm a comercialização suspensa pela ANS, além de 8 operadoras, devido a reclamações efetuadas no primeiro trimestre.
Com validade a partir de quinta-feira, 30/06, onde os planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhorias nos pontos monitorados, serão 1.453.044 de beneficiários resguardados por essa medida.
Também é divulgado a lista de planos que retornam à comercialização, pois apresentaram as melhorias pontuadas, veja o resultado desse ciclo:
- 70 planos com comercialização suspensa;
- 4 planos com a comercialização liberada;
- 453.044 beneficiários protegidos;
- 512 Total de reclamações analisadas no período de 01/01/2022 a 31/03/2022.
O que é o monitoramento da garantia de atendimento?
Periodicamente a ANS faz o acompanhamento do acesso dos beneficiários as coberturas contratadas, avaliando as reclamações recebidas que se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
Classificando as operadoras em faixas, facilitando uma análise comparativa entre elas, gerando a suspensão da comercialização dos planos que tiveram maior número de reclamações.
Se uma operadora possui um produto com a comercialização suspensa devido ao monitoramento da garantia de atendimento, ela não pode registar nenhum novo plano que seja similar e nem receber novos beneficiários ao plano que estiverem na lista de suspensão, com exceção de novo cônjuge ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados.
A avaliação é realizada trimestralmente e aqueles que apresentarem as melhorias solicitadas têm a sua comercialização autorizada, desde que não estejam interrompidas por outros motivos.
Veja a lista de planos suspensos e os que retomaram a comercialização nos links abaixo: