O sorriso dos sonhos vai muito além de estética. Os dentes bem tratados têm ligação direta com a autoestima elevada e é garantia de alegria. Para os cuidados, muitas pessoas buscam operadoras de planos de saúde. Mas você sabe o que cobre um plano odontológico?
Como ocorre com o plano de saúde geral, os planos odontológicos são regidos pelas regras estipuladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sendo assim, existem leis que resguardam os beneficiários.
Os planos de saúde odontológico têm ação preventiva. Os cuidados com a saúde bucal de forma antecipada se tornou uma prioridade para muitos beneficiários. Nesse sentido, muitas buscam o atendimento para limpeza dentária e tratamentos mais complexos, por exemplo.
Contudo, quais são os serviços cobertos pelo plano de saúde? O atendimento do plano de saúde odontológico tem vasta cobertura. Para se ter ideia, o processo de atendimento contempla mais de 70 especialidades.
Faça seu comentário no final da página com suas perguntas, sugestões, elogios ou feedback para melhorar o nosso conteúdo. Assim você colabora com outras pessoas que acessarem nosso blog.
- Procedimentos disponíveis no plano odontológico
- A importância do plano de saúde odontológica
- Regras da ANS e os planos odontológicos
- Prevenção e economia com o seu plano odontológico
- Conheça alguns procedimentos cobertos pelos planos odontológicos
Procedimentos disponíveis no plano odontológico
Entre os procedimentos, estão consultas de urgência e emergência, radiografia, tratamento de canal, procedimentos gengivais, limpeza, restaurações, cirurgias gerais e extrações.
É possível encontrar serviços variados entre as operadoras de saúde. O ideal antes de fechar o serviço é pesquisar entre as operadoras as opções que atendam às necessidades e pesquisas.
Além disso, é importante atenção em relação ao aumento de preços. De acordo com a ANS, o aumento de mensalidades é anual e é adequado de acordo com a categoria (Pessoa Física ou Jurídica).
Os índices de aumento são previstos em contratos e, também, só podem ser cancelados, segundo as regras pré-estabelecidas pela ANS. Ou seja, a operadora precisa cumprir as leis específicas.
A importância do plano de saúde odontológico
O plano de saúde bucal, além de auxiliar na prevenção, pode ser fundamental para prevenção de doenças mais graves. A boca é porta de entrada de bactérias. Por isso, doenças graves, como câncer, estomatites, podem ser reveladas a partir do diagnóstico da saúde bucal.
Desse modo, o plano odontológico pode cumprir ação preventiva de enfermidades em todo o organismo. Em relação aos formatos, existem opções com e sem coparticipação. Para quem não possui doenças graves, o modelo com coparticipação pode ser o mais adequado.
A coparticipação consiste no percentual de pagamento por consultas, tratamentos, radiografias e/ou tratamentos. No caso daquelas pessoas que não têm problemas sérios, a solução pode ser uma forma de economia.
Todavia, aqueles que frequentam ativamente dentistas e necessitam de tratamentos mais duradouros, a solução em contrapartida pode não ser adequada. Já que a somatória de valores pode ser crescente e causar surpresas no orçamento.
Regras da ANS e os planos odontológicos
No caso dos planos odontológicos, a carência também é legalizada. Isso significa que por um tempo determinado em contrato, o beneficiário não poderá realizar alguns tipos de tratamento. Desse modo, o indicado é que a pessoa avalie o contrato antes da assinatura. Esse processo é ideal para que a contratação do plano odontológico siga as necessidades individuais do beneficiário.
Muitas pessoas buscam no plano odontológico com foco estético. Apesar disso, a grande maioria dos dos beneficiários buscam no plano odontológico atendimentos estéticos, como implantes e clareamento. Com isso, muitas operadoras não cobrem esse tipo de atendimento.
Entretanto, existem aqueles que têm em contrato a cobertura de implantes realizados com resinas. Dessa forma, pesquisar e entender os serviços de cada plano é fundamental para compreender as necessidades e coberturas.
Por exemplo, aqueles que buscam o plano odontológico para a correção da dentição não vão encontrar a cobertura. Mas isso não é razão para você não priorizar o plano odontológico. Até porque, na maioria das vezes, muitas pessoas restringem a visita ao dentista apenas em casos de problemas graves.
Prevenção e economia com o seu plano odontológico
A economia pode custar caro, já que a prevenção pode minimizar danos maiores, como enfermidades graves para a saúde bucal. Por isso, o tratamento odontológico regular é tão importante para o processo preventivo. Afinal, uma consulta isolada tem preços elevados, bem como os tratamentos gerais.
Os planos odontológicos atuais cobrem muitos procedimentos e as mensalidades são bem acessíveis. Já que os tratamentos englobam tratamentos simples, como cárie, até cirurgias mais complexas. Porém antes de fechar é fundamental verificar na lista se há profissionais da sua confiança e/ou clínicas.
Conheça alguns procedimentos cobertos pelos planos odontológicos
É necessário destacar que a cobertura é geralmente extensa. Já que a ANS prevê no rol de procedimentos algumas obrigatoriedades de serviços. Saiba quais são os principais?
- Consulta inicial e avaliação.
- Tratamentos de cáries.
- Restauração.
- Limpeza.
- Tratamento de gengivas e cirurgias.
- Curativos.
- Polimento
- Biópsia.
- Exames específicos de radiografia.
- Pronto-socorro.
Na Rota Seguros, existem profissionais especializados treinados com o direcionamento de oferecer produtos adequados para cada perfil. Saiba mais aqui!
- BH: (31) 3207-1673
- Divinópolis: (37) 3511-3030
- Montes Claros: (38) 3216-8249
- Uberlândia: (34) 3291-9300
- Vitória: (27) 2233-3020
- Nova Serrana: 0800 941 3737
- Poços de Caldas: (35) 3713-2531
- Pouso Alegre: (35) 3646-3334