Principais sintomas da dengue: como identificar e tratar.

Conteúdo criado por humano

Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 4 minutes

Febre alta, dores musculares e dores no fundo dos olhos. As queixas podem estar relacionadas aos inúmeros casos de dengue. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com os principais sintomas da dengue: como identificar, cuidar e tratar.

Como você deve saber, a dengue é transmitidas pelo mosquito infectado do Aedes Aegypti. A grande curiosidade é que somente as fêmeas realizam essa transmissão.

Sendo que outras pessoas podem transmitir o vírus por meio da picada do mesmo mosquito. A doença (infelizmente) é clássica no Brasil. Tanto que a cada ano os números de pessoas infectadas pelo mosquito não mostram quedas. 


Faça seu comentário no final da página com suas perguntas, sugestões, elogios ou feedback para melhorar o nosso conteúdo. Assim você colabora com outras pessoas que acessarem nosso blog.


  1. Principais sintomas da dengue: como identificar?
  2. Os sintomas clássicos da dengue;
  3. A dengue pode levar ao óbito. Procure o médico;
  4. Os principais sintomas da dengue;
  5. Atendimento rápido salva vida;
  6. Atendimento de emergência e preventivo.

 

Principais sintomas da dengue: como identificar?

Tanto que muitas pessoas querem saber quais os principais sintomas da dengue: como identificar? Depois de dois anos de isolamento, especialistas apontam que pode haver uma disseminação de inúmeros vírus. Já que, em casa, as pessoas tinham menos contato com o ambiente externo.

Em relação à transmissão, ela também pode ocorrer de forma vertical, quando a mãe transmite ao bebê. Ou por meio de transfusões de sangue. Apesar de ser muito comum e apresentar inúmeros sintomas, a dengue é uma doença muito grave.

A grande verdade é que não há regras sobre o contágio. Isso porque, algumas pessoas podem ser assintomáticas enquanto outras podem vir a sofrer o óbito.

 

Os sintomas clássicos da dengue

A doença tem diferentes sintomas, assim como inúmeras fases com ações diferentes em cada organismo. Mas a febre alta (entre 39º e 40°) é um dos principais sintomas da dengue e ajuda a identificar a enfermidade.

A febre alta surge inesperadamente e pode durar de dois a sete dias. Além disso, essa febre vem acompanhada de um mal estar extremo.

Visto que é comum observar os “dengosos” prostrados,  com dores por todo o corpo, muita dor de cabeça e sensibilidade à luz. Muitas pessoas também sentem náuseas, vômitos e perdem completamente o apetite durante a dengue.

Em muitos casos, a falta de apetite resulta em perda de apetite instantâneo, bem como baixa na imunidade.

Assim, entre os reflexos da dengue se destacam doenças hóspedes, como pneumonia.

 

A dengue pode levar ao óbito. Procure o médico

Isso ocorre devido à baixa imunidade e vulnerabilidade do organismo. Contudo, não pense você que saber identificar os principais  sintomas é o suficiente para garantir os cuidados com a dengue. Como já dissemos, a doença é traiçoeira e pode levar pessoas ao óbito.

Nesse sentido, o ideal é procurar o médico logo nos primeiros sinais da doença. O paciente realizará um exame de sangue capaz de detectar a doença.

Infelizmente não existe um remédio para tratar a fase mais branda da dengue. Entretanto, na consulta médica o profissional é capaz de direcionar o nível da doença e os possíveis perigos de agravamento.

 

Os principais sintomas da dengue

Esse sinal de alarme pode salvar vidas. Pensando nisso, criamos uma relação com os principais sintomas da dengue: como tratar, cuidar e sobreviver à enfermidade que porífero a cada ano no Brasil:

  • febre alta;
  • dores abdominais fortes, com pouca resistência a um simples toque;
  • vômitos e enjoos recorrentes;
  • nariz e gengiva com sangramento constante;
  • irritabilidade;
  • sensibilidade à luz;
  • tontura e queda de pressão;
  • dores musculares fortes;
  • fadiga;
  • dores de cabeça, com destaque para o incômodo forte atrás dos olhos.

 

Atendimento rápido salva vida

Caso você ou algum membro da sua família apresente um desses sintomas, o ideal é procurar um médico a fim de detectar o problema. Até porque, os sinais podem agravar rapidamente e uma pessoa perder o ritmo da pulsação, por exemplo.

O médico é o profissional adequado para te mostrar qual o grau da sua doença. Ele será responsável por avaliar o estado do organismo e, até mesmo, indicar uma internação caso tenha necessidade.

Não há um medicamento específico para tratar dengue. Assim o recomendável é a ingestão de muita água, suco de limão, soro, água de coco. Também não existe vacina para prevenir a dengue.

Por isso, a única forma de afastar a doença é combatendo o mosquito. Então, nada de deixar água parada e caso um lote/casa próximo a você tenha entulho, denuncie.

 

Atendimento de emergência e preventivo

A única forma de combater a doença é acabando com  os pontos de disseminação do mosquito. É assim que vamos mandar esse inseto para bem longe.

E no caso de qualquer um dos sintomas não deixe de procurar um médico. Os atendimentos de urgência estão prontos para te atender. Não tem plano de saúde?

 


Na Rota Seguros você encontra consultores especializados em atender o seu caso de forma humanizada e individualizada. Entre em contato e feche hoje mesmo o melhor plano de saúde para você e toda a sua família.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *