Novas tecnologias em saúde são incorporadas ao Rol de procedimentos

Conteúdo criado por humano

Novas tecnologias em saúde são incorporadas ao Rol de procedimentos
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: < 1 minute

Foi aprovada na última quinta-feira (23/06) a inclusão de mais três tecnologias ao Rol de procedimentos e Eventos de saúde. A medida, disposta na Resolução Normativa 538/2022, que entrará em vigor a partir de 22 de outubro.

As tecnologias foram recomendadas positivamente pela Conitec ( para incorporação ao SUS e, por força da lei 14.307/2022, incluídas ao rol, sendo elas:

 

  • Medicamentoalfacerliponase, para tratamento de pacientes com lipofuscinose ceroide neuronal (grupo de doenças neurodegenerativas) tipo 2
  • Procedimento para implante do dispositivo necessário para a administração do medicamento alfacerliponase  (implante intracerebroventricular de bomba de infusão de fármacos); e
  • Aplicação de contraceptivo hormonal injetável (acetato de medroxiprogesterona + cipionato de estradiol e algestrona acetofenida + enantato de estradiol), para mulheres em idade fértil. 

 

O rol da ANS consiste em uma lista de “procedimentos considerados indispensáveis ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças e eventos em saúde” que os planos de saúde regulamentados são obrigados a oferecer. Ou seja, contratados após 02/01/1999 ou adaptados à Lei 9.656/98.

Foram incorporados 6 exames, 16 medicamentos e 1 procedimento de implante ao Rol só em 2022.

Com essas inclusões, o Rol editado pela ANS passa a ter 3.368 itens, entre consultas, exames diagnósticos, terapias e cirurgias que atendem a todas as doenças listadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, formulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *