“A semana passou e eu nem percebi.”
A correria e agitação se tornaram pontos de normalidade para muitas pessoas. O fato de parar, respirar e esquecer de tudo em um dia de sol passou a ser uma utopia.
Mas você já pensou nos malefícios de tanta agitação e quais os benefícios de tomar sol todos os dias?
Os malefícios da falta de sol
A dose (adequada) de saúde
15 minutos que salva sua vida
Saiba os benefícios de tomar sol
Prevenção e autocuidado
A grande verdade é que a maioria das pessoas sabe que a correria tem efeitos devastadores ao organismo. A rotina de excessos tira “pequenas alegrias da vida adulta” do nosso cotidiano.
Entre eles, um dia simples de sol e tranquilidade. Isso tem reflexos diretos na saúde mental e gera trajetos próximos ao caos. Além disso, a falta de autocuidado e a desculpa ligada há escassez de tempo têm adoecido pessoas por todo o mundo.
Os malefícios da falta de sol
Com isso, inúmeros problemas podem surgir. Por exemplo, fraqueza, dores nas pernas, cansaço corporal, fadiga e deficiência de vitaminas. Contudo, isso pode ser um sinal de que algo está em desequilíbrio.
Sendo assim um desses sinais pode ser a baixa de Vitamina D, que gera sérios problemas ao corpo.
Por esse motivo entre os benefícios de tomar sol todos os dias está o equilíbrio da vitamina.
O sol é o grande aliado para suprir essa falta. Portanto, reservar um tempinho para essa dose de autocuidado é fundamental para todo o equilíbrio do corpo.
A dose (adequada) de saúde
Obviamente, a proposta não é uma exposição excessiva aos raios solares. Até porque, o excesso pode levar ao câncer de pele. Segundo médicos a proposta consiste em uma mudança no lifestyle.
Desse modo, tomar um sol com a janela aberta por 15 minutos pode sim, gerar efeitos diretos na sua qualidade de vida. Nesse cenário, dermatologistas deixam claro que é importante atenção quanto ao horário.
Para quem busca vivenciar todos os benefícios de tomar sol, especialistas alertam que a melhor opção é entre 10h e 16h. Desse modo, para quem nunca tem tempo para nada, a solução pode ser a exposição durante o intervalo para o almoço, por exemplo.
A indicação de horário leva em consideração a concentração de raios UVB e, consequentemente, a incidência de vitamina D. Apesar disso, nesse período há efeito direto para a pele, como manchas.
15 minutos que salva sua vida
Por isso, é importante que o protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou 50 seja usado diariamente, conforme indicação do dermatologista. Caso a intenção seja uma exposição mais prolongada, o ideal é que haja proteção de bonés e/ou chapéus.
A proposta é um projeto de generosidade com você. Uma saída para sentar no jardim com um bom livro ou, simplesmente, uma desculpa para relaxar a mente ao som da sua playlist preferida. Parece simples, mas a atitude pode mudar completamente o seu dia.
Segundo especialistas, a pausa se trata de um processo revigorante que pode mudar completamente a sua rotina. Para convencer você sobre a necessidade de se priorizar, apresentamos 6 benefícios do sol na sua vida.
Saiba os benefícios de tomar sol
- Aumenta a produção de endorfina, um antidepressivo natural, o que age como solução de bem-estar. Motivação de felicidade.
- Ajuda na produção de vitamina D. Assim, aumenta a proteção aos ossos.
- Diminui a pressão arterial e, consequentemente, doenças cardiovasculares.
- Regula o relógio biológico e o sono.
- O sol ajuda a manter o sistema imunológico alto e evita doenças.
- Longevidade. Um estudo, que analisou mulheres suecas por 20 anos, comprovou que aquelas mulheres que tiveram exposição consciente ao sol aumentaram o tempo de vida.
Agora que você já está convencido, tire um tempinho para esse autocuidado e se priorize.
O que acha de aproveitar a oportunidade e realizar um check-up com o seu médico de confiança?
Prevenção e autocuidado
O dermatologista é o especialista que indicará os protetores solares mais adequados para a sua pele. Faça também uma consulta com um médico clínico geral, a fim de solicitar exames para checar os níveis de vitamina no sangue.
A deficiência de vitamina D pode causar efeitos diretos no corpo, como enfraquecimento dos ossos, osteoporose, dor e fraqueza muscular, diminuição de cálcio e fósforo no sangue.
A deficiência de vitamina D é detectada em exame de sangue. Sendo que para pessoas abaixo de 60 anos o ideal é um resultado maior do que 20 mg/ml. Consulte um médico e faça a prevenção adequada de doenças.
Na Rota Seguros, você encontra o plano de saúde ideal para você, sua família e sua empresa.
Contamos com consultores especializados que têm foco de atendimento humanizado.
A nossa prioridade é atender às suas necessidades. Entre em contato!