Os chás em geral têm ação benéfica para o corpo. Mas alguns agem diretamente como anti-inflamatórios. Nessa lista, destaca-se os benefícios do chá de hibisco, que ajudam a regularizar todo o organismo – inclusive o intestino.
Ação e benefícios do chá de hibisco com comprovação científica
Ele pode ser usado para quem precisa perder peso e por pessoas com forte tendência à retenção de líquidos. Apesar dos inúmeros benefícios, o chá de hibisco pode ter ação abortiva. Por isso, é importante evitar o consumo durante a gestação.
Em geral, o chá de hibisco facilita a digestão e, consequentemente, ajuda na regulação do intestino e na queima de gordura. A planta tem ação termogênica e é tem ótima ação em cardíacos, já que contribui para a queda da pressão arterial.
A origem do chá de hibisco
Para se ter uma ideia do tamanho da globalização do hibisco, na África Ocidental a flor é conhecida como “jus de bissap”. Trata-se de um suco muito popular, além de ser vendido nas ruas.
A receita do suco conta com flores de hibisco, baunilha, hortelã, baunilha e sumo de laranjas (ou outros sucos). Assim, a mistura necessariamente é servida com muito gelo e é uma opção refrescante e típica da região.
Já na Itália, ele é conhecido como “carcade” ou “chá italiano” servido açucarado e com limão espremido. Enquanto no Brasil, além da opção como chá tradicional, a flor é utilizada também com limão espremido e canela – o que potencializa muito a funcionalidade da bebida.
Ação e benefícios do chá de hibisco com comprovação científica
Esses levantamentos foram endossados em pesquisas e por meio de entrevistas divulgadas por especialistas. Uma prova disso foi a matéria divulgada pelo The Journal of Nutrition, em que pessoas adultas com pressão alta foram analisadas. A proposta da pesquisa foi oferecer três copos de 20 ml de chá de hibisco, durante seis dias.
O resultado constatado foi a diminuição na pressão sanguínea devido às enzimas presentes na folha da planta. O estudo comprovou que essas enzimas são responsáveis por agir em todo o organismo, além de facilitar o processo digestivo, e ajudar na eliminação de toxinas.
O chá diminui a pressão arterial, controla o colesterol, melhora a saúde do fígado e evita a retenção de líquido. Porém, o chá não é indicado para gestantes e lactantes, já que age diretamente na musculatura do útero. Isso pode levar inevitavelmente a um temido aborto.
Absorção de nutrientes
Nesse processo anti-inflamatório, o consumo do chá de hibisco minimiza a absorção de carboidratos e, consequentemente, há a diminuição de gordura localizada. Outro ponto que merece muita atenção quando o assunto são os benefícios do chá de hibisco é a concentração de vitamina C.
A fama, inclusive, espalhou entre aqueles que queriam perder peso, mas a verdade é que as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias são base para qualquer um que priorize qualidade de vida.
Assim ocorre a diminuição da pressão nas paredes dos vasos sanguíneos melhorando a circulação de cálcio e mineral. Além disso, o consumo do chá contribui diretamente para o emagrecimento e quanto a isso há comprovações.
Sendo que essa ação pode ser fomentada a partir da introdução de canela ao chá. Com isso, ocorre estímulo termogênico no organismo com queima direta de gordura. A ação termogênica da canela potencializa todo o resultado e ajuda com o ânimo para enfrentar a maratona do dia. Preparamos algumas outras inserções no chá de hibisco funcional, além de serem deliciosas:
- Folhas de hortelã
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha (não é a essência)
- 1/2 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- 1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
- 1/2 xícara (chá) de suco.
O que achou da ideia de potencializar a ação e o sabor do chá de hibisco? Mas não se esqueça, tudo em excesso não faz bem para a saúde. Portanto, procure atendimento médico e converse com o profissional a fim de detectar o melhor caminho do equilíbrio do seu corpo.
Na Rota Seguros, você encontra consultores especialistas e dispostos a encontrar o melhor plano de saúde para você, sua família e colaboradores. Peça o orçamento direto com um dos nossos consultores e invista na sua saúde.