A pandemia da COVID-19 trouxe necessidades de adaptação a outros formatos. Nesse contexto, o movimento se tornou uma prioridade. Mas você já pensou em iniciar a atividade física em casa? Como começar? O que fazer?
Os números de prejuízos devido ao novo coronavírus são imensuráveis. O mundo perdeu vidas e a necessidade de isolamento social trouxe graves problemas em relação à saúde mental.
A Covid-19 e as mudanças relacionadas à saúde mental
Prática e intensidade em casa
Praticidade no exercício físico em casa
Assim, a valorização da vida se tornou uma prioridade de autocuidado, bem como uma questão de sobrevivência. E não existe equilíbrio sem produção natural de serotonina, não é mesmo? Mas como vivenciar uma prática rotineira de atividade física com a rotina atarefada do dia a dia?
Sim, para alcançar doses de serotonina (o hormônio do prazer) é necessário realizar atividade física de forma rotineira. Por isso, a prática de atividade física encabeçou o projeto de modificação necessário para quem busca uma vida melhor. Em tempos de isolamento, com as academias fechadas, medo do coronavírus e necessidade de equilíbrio, a sala de casa se tornou a única saída para muitas pessoas.
A Covid-19 e as mudanças relacionadas à saúde mental
O movimento iniciado no ponto de contágio da COVID-19 impulsionou muitas pessoas a iniciar a prática de atividade. Nesse sentido, surgiram variadas formas de não deixar o isolamento ser sinônimo de sedentarismo.
Desse modo, encontrar no caos um trajeto de mudança foi uma das alternativas encontradas para o equilíbrio mental. Assim, surgiu uma forma de praticar atividade física sem sair de casa.
As opções nesse cenário são ilimitadas e é possível fazer atividade física em casa. Mas como fazer? Por onde começar? Você tem a opção de escolher exercícios funcionais focados na musculatura a partir do uso de um elástico, por exemplo. O yoga também é uma solução para o equilíbrio em tempos de caos.
Prática e intensidade em casa
No caso da atividade física em casa focada em fortalecimento muscular, você só precisará de um elástico (que cumpre o papel dos halteres) porém com mais esforço. Esses elásticos são encontrados com facilidade no mercado e têm ação direta nos músculos.
Inclusive, quando o movimento é realizado de forma constante, os efeitos são imediatos. Em muitos casos, o fortalecimento é mais eficiente do que a musculação, por exemplo. Já que durante a prática na academia algumas pessoas têm o hábito de soltar o braço na descida do exercício.
Dessa forma, elas forçam a musculatura apenas na subida. Mas com o elástico isso não é possível. Isso porque, a força precisa ser equilibrada tanto na descida como na subida. Viu como nem sempre é preciso se matricular na academia para sair do sedentarismo. A atividade física em casa é uma realidade e pode ser a solução para a correria do dia a dia.
Além disso, essa é uma forma de controlar o peso e manter o equilíbrio são alguns dos pilares da prática. Desse modo, há mais concentração e foco. É possível criar um protocolo no qual grupos musculares são trabalhados de maneiras diferentes. Sendo que o ideal é realizar tudo em alta intensidade a fim de manter alta a perda calórica.
Praticidade no exercício físico em casa
No caso dos membros maiores, por exemplo glúteos, coxa, abdômen, você pode fazer 20 repetições. Mas nos braços e panturrilhas podem ser 15 de cada. Uma sugestão simples, entretanto com muito esforço é a seguir:
-
Agachamento com elástico nas mãos.
-
Extensão de braços: elástico no pé e subida de braço.
-
Prancha e abdominal.
-
Apoio de glúteo: com elástico entre as pernas, estique-as.
Contudo, sempre é importante se lembrar que o corpo precisa ser respeitado. Assim, escute os sinais em busca de limites. Isso pode evitar lesões graves e desgaste muscular. Comece aos poucos, mas encontre a sua solução de movimento e fuja do sedentarismo.
Apesar de toda a praticidade da atividade física em casa, sempre é importante buscar atendimento médico para checar a saúde. A visita preventiva ao médico é uma forma de cuidar da sua saúde. O médico especialista será o seu companheiro e cuidará de aspectos gerais do seu corpo.
Essa é a alternativa para cuidar da saúde e evitar que doenças graves sejam desenvolvidas no corpo. Nesse contexto, o plano de saúde surge como um formato de programação financeira, de acordo com o perfil de cada beneficiário. Na Rota Seguros, você encontra um time de especialistas para te ajudar a encontrar a melhor solução para sua realidade, da sua família ou empresa.
Tudo com o custo-benefício atraente e relação das maiores e melhores operadoras de seguros do mercado. Entre em contato agora mesmo e encontre a solução ideal para a sua realidade.