Dentes desgastados com imagens assustadoras ganharam a internet nos últimos meses. Os “fenômenos” se tornaram verdadeiros virais e intrigaram sobre a veracidade do conteúdo. Celebridades e anônimos em busca do sorriso perfeito acabam se submetendo ao desgaste absoluto dos dentes. Esses são apenas alguns dos perigos que envolvem a harmonização facial.
Além disso, muito se escuta falar da “desarmonização facial”, na qual os excessos de procedimentos provocam problemas graves nos rostos dos pacientes. Aliás, o conceito de harmonização facial se tornou uma verdadeira febre entre grande parte da população. Mas será que essa busca pela perfeição é normal?
A grande verdade é que os tempos ligados à ideia do “belo” imposta pelas redes sociais provoca uma série de malefícios nas pessoas. Inclusive, levando até graves problemas mentais e com crescentes casos de suicídios entre adolescentes e jovens.
Esse público busca por aprovação social e ataques quanto à imagem podem significar um problema grave para essas pessoas. Nesse resgate de autoestima, vale de tudo. Aliás, o uso de filtros nas fotos também tem sido um ponto de alerta, segundo os psicanalistas.
A autoestima e a busca pelo belo
Entre esses problemas é impossível deixar de citar aqueles ligados à autoestima. É daí que surgem malefícios, que fazem com o que as pessoas busquem desesperadamente a imagem dos mesmos traços da face de uma artista famosa.
Obviamente, a técnica de harmonização facial quando realizada de maneira responsável tem inúmeros benefícios. Principalmente, quando a ideia é revelar os pontos de beleza, com naturalidade e respeito aos aspectos físicos de cada pessoa.
Contudo, muitos pacientes na busca enlouquecida pela selfie perfeita criam um ideal que é arriscado para a saúde. Por isso, é muito importante entender que nesse contexto a responsabilidade e ética do profissional serão fundamentais.
A responsabilidade na condução da harmonização facial
A maioria dos pacientes estão pensando somente em estética. Nesses casos, a função fica em segundo plano. A função, nesse caso, está ligada às necessidades primárias daquele paciente.
Por exemplo, no caso da dentição, o dentista pode criar uma alternativa para o alinhamento do sorriso. Porém nesse processo responsável a grande prioridade é pensar nas individualidades de cada pessoa.
Dessa forma, não existe uma padronização de beleza. E não era para ser diferente. O ser humano é único, portanto as diferenças de cada pessoas precisam ser levadas em consideração na análise dos especialistas.
Desse modo, por meio de condução responsável, as melhores alternativas são descritas visando as características daquela pessoa. Isso evita que as transformações grotescas de rostos ocorram.
A contribuição para a autoestima
Isso faz com o que a ideia de normal seja implementada em cada etapa da condução do tratamento. Até porque, a proposta é revelar beleza e amenizar marcas com foco em aumentar a autoestima do paciente. Tudo com protocolos responsáveis e tratamento de alto padrão no consultório.
Atualmente, devido ao avanço tecnológico, é possível realizar procedimentos pouco invasivos dentro dos consultórios. A ideia ligada ao envelhecimento saudável contribui em um contexto geral para a qualidade de vida de uma pessoa.
Entretanto, sempre é bom deixar claro que a felicidade não pode ser baseada em uma ideia de necessidade de transformação estética. Até porque, essa “bengala” é perigosa e faz com o que problemas mentais sejam fomentados.
Até porque, não há nada mais justo do que a ideia que circula um antigo provérbio, na qual deixa claro que a beleza vem de dentro para fora. Além disso, o ideal de beleza precisa ser estruturado dentro da realidade.
Adequação social X problemas mentais
Nesse sentido, a saúde mental é uma importante aliada em tempos em que a avalanche de estereótipos perfeitos dominam as redes sociais. O cuidado contínuo é fundamental em todo esse processo e contribui para a qualidade de vida e bem-estar de uma pessoa.
Portanto, para quem busca a beleza da celebridade do momento a partir de conceitos de harmonização facial nada mais importante do que uma pausa para a reflexão geral. A sua busca não seria por um equilíbrio da mente?
Essa necessidade é essencial e pode ser tratada a partir de consultas realizadas com médicos especializados. Na Rota Seguros, você encontra soluções de planos de saúde de diferentes operadoras. A empresa conta com mais de 20 anos de atuação no mercado e tem como grande diferencial o atendimento individualizado, com foco nas suas necessidades.
Encontre agora mesmo o melhor plano de saúde e faça um projeto de autocuidado agora mesmo. Seja generoso com você e se cuide!
Entre em contato com a Rota Seguros mais próxima de você:
Grande BH – (31) 3279-8000
Bom Despacho -(37) 99127-0087
Colatina/ES – (27) 3121-9393
Divinópolis – (37) 3511-3030
Londrina/PR – (43) 99181-8100
Montes Claros – (38) 3216-8249
Nova Serrana – (37) 3228-3131
Patos de Minas – (34) 3820-8080
Poços de Caldas – (35) 3713-2531
Pouso Alegre – (35) 3646-3334
Uberlândia – (34) 3291-9300
Varginha – (35) 3113-0351
Vitória/ES – (27) 2233-302
Demais Regiões – 0800 024 2424