O que é um seguro? Saiba aqui como funciona o serviço

Conteúdo criado por humano

O que é o seguro
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 4 minutes

 

O seguro nasceu de uma necessidade de prever riscos e controle de processos. Mas não pense você que esse serviço é novo na sociedade. Aliás, acredita-se que esse processo iniciou durante os tempos dos navegantes a. Há muito tempo, né? No entanto,  você já pensou como surgiu o mercado de seguros?

Para explicar melhor sobre o conceito, decidimos criar um conteúdo para explicar essa trajetória histórica que envolve a criação da proteção de bens na sociedade. Como dissemos, o processo de seguro começou ainda nos tempos de desbravamento de novos povos.

Para se ter ideia, na Babilônia os povos que atravessavam os mares iniciaram esse processo de segurança de prejuízos por meio de uma divisão de custos com animais mortos. Outro ponto que mostra muito desse início de segurança dos bens ocorreu na China antiga e no Império Romano.

As mercadorias dos comerciantes chineses eram transportadas por correntezas de grandes mares. Entretanto, para a segurança da carga, os comerciantes dividiram as mercadorias entre navios com a finalidade de amenizar possíveis prejuízos. 

Essa ação colaborativa com as cargas também foi usada por árabes no Egito para dividir as cargas entre caravanas diferentes. Desse modo, nos casos de ocorrer algum problema com a carga, os danos seriam divididos entre os comerciantes que quisessem participar deste “seguro”.

seguros e navio de carga

O início do mercado de seguros

 

Com o tempo, esse processo se tornou profissional e toda a cobertura ganhou parâmetros de relevância. De acordo com pesquisadores, isso ocorreu no início do Renascimento, no fim do século 21. 

Desse modo, os navegantes começaram a contar com um empréstimo com um acordo em que previa uma cobrança maior no caso de sucesso com as cargas, durante a viagem. Em contrapartida, com danos nas cargas, havia um perdão da dívida. 

Mas nessa época a integridade das “seguradoras” sempre eram colocadas em riscos. Já que o “pagamento” seria  realizado por pessoas físicas, assim com menos garantias. Contudo, o tempo e as necessidades fizeram com o que os seguros se tornassem um mercado e, desse modo, foi estruturado em 1347, em Gênova.

A data é oficializada como o princípio de tudo, pois foi nessa época que houve a assinatura oficial do primeiro contrato de seguros. No documento as cláusulas foram detalhadas as responsabilidades das diferentes partes. 

seguro cargas

A evolução do mercado de seguros 

 

Contudo, a visibilidade desse mercado ficou clara em 1666, após o incêndio de Londres que destruiu cerca de 25% da cidade. Assim, houve a necessidade de novos modelos de coberturas terrestres. Desde então, a expansão desse segmento não parou.

Tanto que quando a Revolução Industrial ocorreu o seguro se tornou praticamente obrigatório nas grandes fábricas e necessário para se manter no mercado. Com isso, as empresas de seguros evoluíram para conquistar novos clientes e atender às necessidades desse mercado. 

No Brasil, toda essa evolução ocorreu com a chegada da Família Real Portuguesa e abertura de portos. Com a ampliação do comércio no país por meio das navegações, em 1808. Foi nessa época  que surgiu a primeira seguradora do Brasil, que foi chamada de Companhia de Seguros Boa-Fé.

Atualmente, os seguros são divididos em diferentes categorias: seguros de pessoas (vida, acidentes pessoais, saúde), bens (incêndio, vidros, cascos, transportes, automóvel, roubo, lucros cessantes), e de responsabilidade (crédito, fidelidade, responsabilidade civil).

família feliz e seguros

Como contratar um seguro nos dias atuais?

 

Na Rota Seguros você encontra opções de diferentes modalidades, com a opção de contratação virtual. Dessa forma e de um jeito muito simples, você consegue realizar uma cotação e encontrar alternativas dentro da sua realidade financeira.

A Rota atua há mais de 20 anos no mercado de seguros de saúde e tem excelente trânsito com as maiores/melhores operadoras do segmento. Na prática, isso significa maior confiabilidade, preço atraente e cotação simplificada.

A empresa oferece diferentes tipos de soluções de seguros, como seguro de bicicleta, seguro pet, seguro viagem, seguro de vida, seguro empresarial, seguro de automóveis, entre outros. A Rota tem a responsabilidade de intermediar e contratar o seguro junto às operadoras.

Tudo isso como um canal de facilitação, com coleta de dados e as cotações que melhor atendem ao seu perfil. Os consultores têm como missão o trabalho individualizado e humanizado de todo o processo. Isso na prática faz com o que o serviço seja oferecido de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Um serviço de excelência e facilitado para a segurança. Faça agora mesmo a cotação e encontre as melhores opções para a sua realidade. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *