Começa com um pequeno incômodo na hora de fazer xixi e aquela sensação de sempre tá com vontade de ir ao banheiro.
Mas com pouco tempo toma maiores proporções gerando e vem a dor e o diagnóstico: Infecção urinária!
Causada por bactérias que normalmente habitam nosso trato intestinal, é bem comum de ser adquirida e possui graus de agravamento.
Apesar de ser uma possível em ambos os sexos, a infecção de urina é um problema mais frequente em mulheres.
Isso devido à extensão anatômica da uretra ser menor que a dos homens, havendo uma maior proximidade entre a vagina e o ânus.
Se você está sentindo dores no trato urinário e com dúvida sobre a infecção urinária e seu tratamento esse texto vai te ajudar
O QUE É INFECÇÃO URINÁRIA?
Basicamente a Infecção urinária é um quadro em que bactérias ou outros organismos invadem o sistema urinário, que inclui a bexiga, os rins, os ureteres e a uretra.
Nesse sentido, pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, mas o mais comum é ocorrer na bexiga e na uretra.
Bem como já dito, a infecção urinária é mais comum em mulheres do que em homens, devido à anatomia feminina.
Além disso, pessoas com diabetes, problemas urinários, pedras nos rins e outras condições médicas que afetam o trato urinário têm maior risco de desenvolver infecções urinárias.
TIPOS DE INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO
Existem diferentes tipos de infecções do trato urinário, que dependem da localização da infecção dentro do sistema urinário e do tipo de microrganismo causador .
Alguns dos tipos de infecção de urina mais comuns incluem:
Cistite: É uma infecção na bexiga, sendo o tipo mais comum. Os sintomas incluem dor ao urinar, necessidade frequente de urinar e sensação de bexiga cheia.
Uretrite: É uma infecção na uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Os sintomas incluem dor ou ardor ao urinar e corrimento uretral.
Pielonefrite: É uma infecção nos rins e é mais grave do que a cistite e a uretrite. Os sintomas incluem dor nas costas, febre, calafrios, náuseas e vômitos.
Prostatite: É uma infecção na próstata que afeta principalmente homens adultos. Os sintomas incluem dor na região da próstata, dor ao urinar e necessidade frequente de urinar.
Do mesmo modo, os tipos de microrganismos que causam a infecção urinária variam, mas as bactérias são a causa mais comum, incluindo Escherichia coli (E. coli), Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, entre outras.
Além disso, fungos, vírus e outros tipos de microrganismos também podem causar as infecções no trato urinário, mas são casos mais raros.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO?
Em geralmente causadas pela invasão de microrganismos, principalmente bactérias, no sistema urinário as infecções do trato urinário possuem variadas causas que aumentam o risco de contaminação.
Entre elas incluem:
Sexo feminino: Mulheres têm uma uretra mais curta, o que torna mais fácil para as bactérias atingirem a bexiga e causar infecções.
Sexo anal: A atividade sexual anal pode transferir bactérias da área anal para a uretra.
Gravidez: As mudanças hormonais e a compressão do útero na bexiga durante a gravidez podem aumentar o risco de infecções urinárias.
Obstruções: Pedras nos rins, tumores ou outros bloqueios no sistema urinário podem dificultar a passagem da urina e aumentar o risco de infecções.
Problemas médicos: Diabetes, problemas neurológicos que afetam a bexiga e o sistema nervoso e outros problemas médicos podem aumentar o risco de infecção urinária.
Sistema imunológico enfraquecido: Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, seja por doenças ou medicamentos, têm maior risco de desenvolver infecção de urina
Uso de cateter urinário: O uso de cateter urinário pode aumentar o risco de infecção urinária, pois as bactérias podem entrar no sistema urinário através do cateter.
Apesar disso, é importante lembrar que a maioria das infecções do trato urinário são causadas por bactérias que normalmente vivem no intestino e não são causadas por falta de higiene pessoal. No entanto, manter uma boa higiene pessoal e beber bastante água pode ajudar a prevenir infecções urinárias.
SINTOMAS DE INFECÇÃO DE URINA
Os sintomas de infecção urinária podem variar dependendo da localização e gravidade da infecção. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Contudo, em casos de infecção urinária baixa (cistite ou uretrite), os sintomas geralmente afetam principalmente a bexiga e a uretra. Já em casos de infecção urinária alta (pielonefrite), os sintomas podem incluir dor nas costas, febre e calafrios.
É importante procurar um médico se você apresentar algum desses sintomas, especialmente se estiver grávida ou tiver outros problemas de saúde que aumentem o risco de infecção urinária. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações mais graves, como danos renais.
3 chás para complementar o tratamento da infecção urinária
Que o consumo de líquidos, principalmente água, é muito importante para a saúde, isso todo mundo sabe!
Mas esse hábito tem um papel especial no caso de infecções urinárias. Já que ajuda a expelir a bactéria presente na uretra e na bexiga.
Desse modo, temos aqui 3 receitas de chá que são potentes aliados na prevenção e também no tratamento de infecções no trato urinário.
Todos têm em comum a função de serem diuréticos naturais.
No qual são chás capazes de aumentar a diurese, isso é, aumentam a produção de urina.
Com isso, eliminando maior quantidade de água, toxinas e sódio, ajudando a eliminar o excesso de água e líquidos retidos no organismo.
Veja a receita dos chás:
Cavalinha
A cavalinha é um dos diuréticos naturais mais conhecidos ao redor do mundo e, por esse motivo, pode ser uma boa aliada no tratamento da infecção urinária, já que facilita a eliminação dos micro-organismos responsáveis pela infecção. Segundo as investigações realizadas, essa ação da cavalinha está relacionada com a presença de uma importante substância diurética, a equisetonina.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de cavalinha;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Juntar os ingredientes numa xícara e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber até 3 xícaras por dia.
Uma vez que é um forte diurético, que elimina vários tipos de minerais importantes, a cavalinha não deve ser utilizada por mais de 7 dias.
Cabelo de Milho
O chá de cabelo de milho é outro dos remédios caseiros mais utilizados para tratar problemas do sistema urinário, onde se inclui a infecção urinária. Após alguns estudos, foi constatado que este chá tem boas concentrações de taninos, terpenóides e alcalóides, que lhe conferem boas propriedades antimicrobianas.
Além disso, o chá de cabelo de milho também é um diurético, o que facilita a eliminação de microrganismos do sistema urinário.
Ingredientes
- 1 punhado de cabelo de milho seco;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar o cabelo de milho junto com a água em uma xícara e esperar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Dente de leão
O dente-de-leão é uma planta com excelente ação diurética que ajuda a aumentar a quantidade de urina, permitindo eliminar mais rapidamente as bactérias que estão causando a infecção urinária.
Ingredientes
- 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Juntar o dente-de-leão com a água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.