Fusão entre a Odontoprev e o Bradesco Dental

Conteúdo criado por humano

Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 5 minutes


Associação entre as duas maiores operadoras de planos odontológicos.

As duas melhores empresas do setor odontológico no Brasil se asssociaram para oferecer um serviço ainda mais qualificado. A OdontoPrev e a Bradesco Dental anuncioaram em 19 de outubro, a integração de suas atividades, uma associação histórica que possibilitará ainda mais acesso dos brasileiros a uma odontologia de alta qualidade.

A partir desta aaociação, sujeita à autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Bradesco passará a deter 43,5% do capital Total da OdontoPrev e os acionistas desta, passarão a deter os 56,5% restantes.



“Este acordo entre as duas melhores operadoras de planos odontológicos visa atender todo o potencial do mercado brasileiro. Acreditamos que com a união de nossas reconhecidas práticas, oferecemos ainda mais acesso a qualidade em saúde bucal no País. É a união da especialidade e da presença”, diz randal Luiz Zanetti, diretor presidente da OdontoPrev.

A gestão da OdontoPrev permanece sob responsabilidade da atual diretoria. Para os clientes das marcas nada mudará, as duas seguirão suas estratégias, buscando sempre ganhos de sinergia e excelência operacional, em benefício dos associados.

Perguntas e Respostas

1) Qual a natureza dessa transação?

Trata-se de uma associação de iguais entre as duas melhores operações de planos odontológicos do Brasil, com a formação de um bloco de controle entre a gestão da OdontoPrev e do Bradesco. Os acionistas originais da OdontoPrev deterão 56,5% do capital da nova companhia, enquanto Bradesco deterá 43,5%.

2) Qual o propósito dessa transação?

As operações combinadas possibilitarão sinergias decorrentes de ganhos de escala que serão importantes para a eficiência do negócio, tornando-o mais competitivo. Isso será de grande importância tendo em vista o cenário esperado para o segmento de planos odontológicos no país nos próximos anos. Esperamos que dezenas de milhões de brasileiros passem a ter acesso à saúde bucal nos próximos anos através de planos odontológicos, e a formação de empresas brasileiras sólidas e com capacidade de competir em pé de igualdade com os principais players mundiais é fundamental para a saúde do setor e a satisfação de beneficiários e da comunidade odontológica.

3) Que benefícios esperar dessa transação?

As duas operações não são apenas as maiores do setor, mas reconhecidamente as melhores. O desafio será preservar as características positivas de cada uma, ampliando o valor percebido pelos clientes, acionistas, rede e colaboradores.

4) Qual a natureza societária da transação?

OdontoPrev incorpora a operação Bradesco Dental, com isso Bradesco Saúde passa a ser o maior acionista da OdontoPrev, porém não controlador isolado. OdontoPrev e Randal firmaram acordo de acionistas para exercer de forma conjunta o controle compartilhado por 10 anos.

5) As marcas permanecem?

Todas as marcas atualmente utilizadas permanecem atuando em seus respectivos nichos, com políticas de preços e serviços compatíveis com as práticas de mercado de cada segmento. A marca Bradesco Dental será distribuída exclusivamente pelos canais do Bradesco, com política comercial e de marketing independentes. Esse relacionamento será muito semelhante ao já praticado pela OdontoPrev em suas diversas parcerias estratégicas, como com a Care Plus, o sistema Unimed e diversos varejistas.

6) O que muda na estratégia das companhias?

Do ponto de vista dos serviços oferecidos e mercados, não deve haver nenhuma mudança expressiva. OdontoPrev prossegue focada exclusivamente em planos odontológicos, como uma operadora independente, aberta a um leque amplo de parcerias e acordos operacionais com operadoras médicas, instituições financeiras e de seguros, dentre outras. Continuará explorando oportunidades na cadeia de valor da odontologia, como a distribuição de materiais e de tecnologia da informação. Também as iniciativas de internacionalização, como a empreendida atualmente no México, seguem inalteradas.

7) Como é a estrutura do Bradesco Dental?

O Bradesco Dental está sediado no Rio de Janeiro e conta com 70 colaboradores em sua estrutura. Diferentemente da OdontoPrev atua como Seguradora de odontologia. As 2 estruturas permanecem inalteradas e conduzindo suas funções com o mesmo foco e empenho de sempre.

8) Que tipo de integração haverá entre a Bradesco Saúde e OdontoPrev?

Bradesco Saúde utilizará a plataforma da OdontoPrev para disponibilizar planos odontológicos, com a marca Bradesco Dental, aos seus beneficiários de planos de saúde, da mesma forma que outros operadores de saúde já fazem em parceria com OdontoPrev. A manutenção da independência da OdontoPrev assegurará a inexistência de cross sell reverso entre seus parceiros, como já vem ocorrendo há mais de 20 anos, o que nos permitirá continuar operando em parceria com outros operadores de saúde.

9) Como ficam a gestão, a operação e a governança da nova Cia?

A gestão da companhia será a atual da OdontoPrev. A operação predominante também será da OdontoPrev, porém incorporando diversos elementos e melhores práticas da operação Bradesco Dental. Houve um cuidado muito especial no aspecto governança. A participação do Bradesco se dará através do Conselho de Administração, com a indicação de até 3 dentre oito membros. Três membros virão do atual Conselho da OdontoPrev e mais dois membros serão independentes ou indicados por minoritários. A Diretoria Executiva será exclusivamente da OdontoPrev, visando garantir a independência e continuidade do projeto estratégico da companhia. Além disso, a companhia prossegue no Novo Mercado, com a independência e o alto nível de governança que sempre a caracterizaram.

10) O que muda no ambiente competitivo com essa transação?

O atual nível elevado de competição no segmento deve prosseguir. Além da presença de grandes operadores de planos médicos, que promovem a venda cruzada de seus próprios produtos dentais, a entrada no mercado de grandes seguradoras multinacionais deve manter a disputa acirrada. Por outro lado, a distribuição massificada desse tipo de serviço, através de canais ainda muito pouco explorados, permitirá o acesso a camadas emergentes da população que ainda têm uma enorme demanda reprimida por saúde bucal. Isso deverá garantir uma elevada taxa de crescimento para toda a indústria

11) Essa tr
ansação significa que o futuro dos planos odontológicos no Brasil está ligado à venda casada com planos médicos?

Pelo contrário. Essa operação reforça o conceito que os produtos têm similaridades, mas também diferenças importantes que justificam operações independentes, o que já foi reconhecido por diversos players de saúde, no país e no mundo. Esse reconhecimento já havia sido feito pelo Bradesco há mais de um ano, quando da separação das operações Saúde e Dental. Diversas oportunidades de distribuição, além da venda cruzada com saúde através de suas diversas parcerias deverão continuar a ser exploradas pela OdontoPrev.

12) A companhia mudará sua sede?

Não. A sede será a da OdontoPrev em Barueri, São Paulo.

13) A companhia prossegue com a estratégia de participar da consolidação do setor através de aquisições?

A companhia estará sempre aberta a oportunidades, tendo em vista que o processo de consolidação do segmento ainda está muito longe de ser concluído. No entanto, o foco agora é integrar as operações, obter sinergias e agregar valor combinando as melhores práticas das duas operações.

14) Como fica a política de preços e de remuneração dos dentistas após a transação?

A política prossegue sendo a da sustentabilidade e da racionalidade. Queremos estabelecer relações positivas, duradouras e equilibradas com os nossos clientes, beneficiários, dentistas e acionistas, o que só é possível com políticas de preços e remuneração sustentáveis, transparentes e que não induzam a distorções.

15) Como fica a distribuição dos planos odontológicos nos diferentes canais da companhia?

Inalterada. A parceria com corretores, consultorias de benefícios e parceiros de varejo só deverá ser fortalecida pela transação, visto que já são estratégicas para as duas instituições. Novos canais e parceiros prosseguem sendo prospectados, e a expectativa é muito grande com a utilização dos canais do Bradesco, visto a sua importância e presença inigualáveis no mercado brasileiro.

16) Quais são os planos para o futuro: Bradesco assumirá o controle isolado de OdontoPrev? Fechará o seu capital? Fundirá a operação com Bradesco Saúde?

Essa operação foi pensada para criar uma estrutura perene e estável, com equilíbrio entre as partes, com base na geração de valor através da integração das excelências em distribuição e operação das duas companhias. Não estão previstas mudanças nesse quadro, embora a companhia esteja sempre aberta a projetos que criem valor para os seus stakeholders, para a odontologia e para o país.

17) Quais são algumas das matérias que necessitam de consenso entre ZNT Empreendimentos e Bradesco Dental?

· Fusão, incorporação, incorporação de ações, cisão, aumento de capital com contribuição de bens ou qualquer outra forma de reorganização societária;

· Orçamento anual e planejamento estratégico;

· Política de remuneração dos administradores;

Participação em novos negócios;

Fonte: Odontoprev

10 comentários em “Fusão entre a Odontoprev e o Bradesco Dental

  1. Antonio Vindilino Filho Responder

    Gostaria de ter informações sobre o plano Odontoprev Bradesco, que estou pagando, e não sei nada sobre o mesmo. Moro em Ipatinga MG, e gostaria de saber quais dentistas credenciados, e quais cobertura do referido

    • Nathan

      Antonio, boa tarde.

      Para obter melhores informações do seu plano, recomendamos que acesse o aplicativo da Odontoprev. Lá você consegue ter acesso a rede credenciada e prestadores de serviço.

      Em relação a cobertura, recomendo que entre em contato com o corretor que te atendeu ou com a própria operadora para conseguir as informações solicitadas.

      Caso sejas cliente Rota Seguros, pode solicitar o auxílio do nosso pós-vendas: (31) 3207-1665 ou WhatsApp (31) 99161-3185.

      Agradecemos seu comentário.

  2. Odete Responder

    Tenho o plano odontoprev do bradesco ha um ano aproximadamente,nao consegui fazer nada.Na adesão eles prometem muito,dizem que fazem próteses, clareamento e muitas outras coisas. So que quando procurei nao liberaram nada disso.Vou cancelar.

  3. Raquel Melo Responder

    Sou ortodontista na cidade de Fortaleza e gostaria de informacoes sobre credenciamento.
    Obrigada,
    Raquel.

  4. Garcia Costa Lopes Responder

    Sou ortodontista com consultório na cidade deSao Paulo, bairro Moema e Saúde, gostaria de saber como me credenciar a rede UNNA

  5. Erika Ferraz Responder

    Boa tarde,
    Sou dentista e gostaria de saber o que é preciso para se credenciar a rede UNNA como pessoa fisica. Atualmente tenho consultorio em Campina Grande – pb.
    Grata pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *