A ANS lançou uma cartilha com o objetivo de orientar os beneficiários de planos de saúde sobre os prazos máximos de atendimento na rede credenciada pelas operadoras.
O material possui informações importantes sobre a realização de consultas, exames e cirurgias, de maneira clara e objetiva. De acordo com a cartilha, urgências e emergências devem ser atendidas imediatamente, e os exames de análises clínicas, em até três dias.
Consultas como as de pediatria, ginecológica e odontologia, podem ser realizadas em uma semana. Serviços diagnósticos, de terapia e de sessões com psicólogo ou fonoaudiólogo, por exemplo, devem ser fornecidos num prazo de até 10 dias. Já algumas especialidades médicas podem ser feitas em duas semanas. Os procedimentos de alta complexidade e internação eletiva têm até 21 dias para serem atendidos.
A cartilha esclarece que o atendimento poderá ser realizado por qualquer profissional ou estabelecimento de saúde que faça parte da rede de prestadores da operadora de plano de saúde contratada, e não por profissionais específicos.
Confira aqui a cartilha.