A morte de uma pessoa querida sempre é um momento de dor e a grande maioria das pessoas não sabe o que fazer. E não era para menos. O momento de tristeza absoluta faz com o que muitas pessoas fiquem desnorteadas, tanto que, mesmo com a contratação de seguro, a apólice pode ser perdida. Mas como saber se uma pessoa possui seguro de vida?
É muito comum que os entes do assegurado não saibam detalhes sobre a contratação do seguro. Isso porque, muitas pessoas optam por manter o assunto em segredo e os serviços são pouco utilizados. Em outros casos, a apólice de seguro é custeada pela empresa e, assim, o mapeamento fica ainda mais complicado.
Contudo, é muito importante que o assegurado opte por uma relação direta com a família, sem segredos. Assim a família saberá como seguir em caso de mortes. Mas você sabia que os serviços de seguro de vida são muito mais amplos e podem ser utilizados de diferentes formas, como em casos de doenças graves.
Nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 mostrou ao mundo que a falta de controle é uma realidade. Tanto que a doença moveu negativamente o mundo, bagunçou a economia, ceifou vidas e fez com o que muitas pessoas fossem assoladas com graves problemas mentais.
Segurança para momentos ruins
Talvez por isso, a população tem buscado novas opções de segurança para ajudar nas conduções em momentos ruins. Tanto que, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), nos últimos cinco anos houve um crescimento de 10% na procura por seguros de vida.
A ideia de estabilidade se tornou uma prioridade, principalmente quando o assunto central é o cuidado com quem você ama. No ato da contratação, a pessoa deixa claro os nomes dos beneficiários que receberam os valores, caso algo ocorra.
Para essa nomeação, a liberdade é o ponto principal, já que fica à cargo da pessoa escolher a pessoa que receberá os valores das apólices. Sendo que nessa relação podem constar filhos, amigo, parente, cônjuge, conhecido ou uma instituição de caridade, por exemplo.
A única regra nesses casos está relacionada à escolha da pessoa, ou seja, quem o assegurado deseja proteger. Como muitas pessoas não têm o hábito de utilizar todos os serviços oferecidos pelo seguro de vida, há a possibilidade de que o beneficiário não saiba do serviço.
O seguro de vida e os detalhes de contratação
Por isso, é muito importante que os beneficiários sejam comunicados. Assim, a vontade do assegurado será realizada e não haverá nenhum empecilho para isso. Até porque, isso deve ser solucionado em vida para que a escolha individual prevaleça.
No caso do seguro de vida não é diferente. E se o beneficiário não souber sobre alguns detalhes do seguro, como a agência em que ele foi contratado, o dinheiro pode não ser destinado para a pessoa certa.
Mas se uma pessoa faleceu e ninguém sabe detalhes sobre apólices, algumas alternativas podem ser tomadas.
1º: procure em casa, nos papéis antigos e nas gavetas da pessoa alguma documentação. Assim que encontrar a apólice, é preciso entrar em contato com a seguradora a fim de saber se o seguro está ativo, pois ele pode ter sido cancelado por falta de pagamento, por exemplo.
2º: fazer um mapeamento na conta da pessoa e saber se há algum valor mensal debitado. Caso sim, entender do que se trata e quais os motivos da cobrança.
3º: no caso da opção de seguro empresarial o desconto pode ser contratado diretamente no contra-cheque.
4º: entrar em contato com o RH da empresa para checar se há algum pagamento de seguro ativo.
Como encontrar um seguro de vida?
O seguro de vida é uma forma de cuidado e prudência. A contratação do seguro é uma garantia de amor, além de ser uma forma de proteção financeira em um momento difícil. A Rota Seguros tem mais de 20 anos de tradição no mercado e o projeto de seguro de vida é feito para cuidar de vidas.
Na Rota Seguros é possível realizar uma cotação on-line rapidamente, sem burocracias. Entre os serviços de seguro de vida é possível contar com uma série de coberturas, como:
- invalidez acidental permanente, total ou parcial;
- assistência funeral;
- despesas médico-hospitalares;
- diárias por internação hospitalar;
- incapacidade temporária;
- doenças graves.
Cuide-se e priorize a tranquilidade de quem você ama, com a tradição de grandes operadoras do mercado: Allianz, Bradesco, Generalli, Icatu Seguros, Liberty Seguros, Mapfre, MBM, Sompo, Sulamérica, Tokio Marine e Zurich.
Faça uma cotação com um de nossos especialistas, encontre abaixo a Rota Seguros mais perto de você:
Grande BH – (31) 3279-8000
Bom Despacho -(37) 99127-0087
Colatina/ES – (27) 3121-9393
Divinópolis – (37) 3511-3030
Londrina/PR – (43) 99181-8100
Montes Claros – (38) 3216-8249
Nova Serrana – (37) 3228-3131
Patos de Minas – (34) 3820-8080
Poços de Caldas – (35) 3713-2531
Pouso Alegre – (35) 3646-3334
Uberlândia – (34) 3291-9300
Varginha – (35) 3113-0351
Vitória/ES – (27) 2233-3020
Demais Regiões – 0800 024 2424