Como se credenciar a um plano de saúde: Guia completo para credenciamento

Conteúdo criado por humano

Como se credenciar a um plano de saúde: Guia completo para credenciamento
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 5 minutes

O credenciamento de profissionais da área da saúde (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas) e clínicas, hospitais e laboratórios, costuma gerar algumas dúvidas. Além de nem sempre terem em mente quais documentações são necessárias, outras questões como a idoneidade de algumas operadoras ou o valor que o profissional irá receber do plano também permeia o pensamento de quem deseja se credenciar a um plano de saúde.

Pensando nessa necessidade do mercado, a Rota Seguros criou um guia completo contendo todas as informações necessárias para um profissional da saúde se credenciar a qualquer plano de saúde. As informações podem variar de operadora para operadora, mas em suma os dados que trouxemos serve como base para todas as empresas de saúde que operam no Brasil.


Faça seu comentário no final da página com suas perguntas, sugestões, elogios ou feedback para melhorar o nosso conteúdo. Assim você colabora com outras pessoas que acessarem nosso blog.


 

  1. O que é credenciamento médico?
  2. Como é feito o credenciamento a um plano de saúde?
  3. Há limite para credenciamento?
  4. É necessário renovar o credenciamento?
  5. Como é feito o faturamento e pagamento das consultas e procedimentos?
  6. Quais os melhores planos de saúde para se credenciar?

 

O que é credenciamento médico?

 

Credenciamento médico é quando um profissional de saúde, clínica ou consultório faz a inclusão de serviços junto a um plano de saúde. A partir de sua inserção, o médico ou local passa a fazer parte da rede credenciados da operadora.

O credenciamento médico é uma ótima opção para a consolidação no mercado e crescimento do prestador de saúde, bem como para recém-formados ou negócios que estão no começo. Além do volume de pacientes aumentar, se credenciar a um plano de saúde é uma excelente maneira de reforçar sua imagem e fidelizar seus clientes.

Ao se credenciar junto uma operadora de saúde, priorize em prestar o melhor atendimento que você tem a oferecer. Dessa forma, você pode ampliar sua rede de relacionamento e gerar novas indicações pacientes. Outra informação importante é que, de acordo com os dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), no Brasil, mais de 47 milhões de brasileiros possuem planos de assistência médica. Isso significa que ao se credenciar junto ao plano de saúde, você estará faturando através de uma pessoa que não fará uso do atendimento particular, pois já possui essa cobertura.

 

Como é feito o credenciamento a um plano de saúde?

 

Primeiramente, você precisa selecionar os planos de saúde que você deseja realizar seu credenciamento. Feito isso, você deverá entrar em contato diretamente com cada operadora e realizar seu credenciamento médico.

A maioria das empresas de saúde que operam no país exigem as mesmas documentações. Entretanto, elas podem variar de acordo com cada operadora. Em suma, as documentações necessárias para um credenciamento médico, seja pessoa física ou jurídica, são:

Documentos necessários para pessoa física:

  • Inscrição do Cadastro de Constituintes Mobiliários (CCM) ou Imposto Sobre Serviço (ISS) junto à prefeitura;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
  • Certificado atualizado de inscrição da entidade junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Alvará da Vigilância Sanitária atualizado;
  • Alvará de funcionamento atualizado;
  • Currículo, diploma, CPF e título de especialista do responsável técnico;
  • CRM ou crédito do responsável técnico;
  • Comprovante da conta bancária;
  • Dados do local de atendimento.

 

Documentos necessários para pessoa jurídica:

  • Contrato social ou ata de constituição;
  • Última ata de reunião ou alteração contratual;
  • Cartão do CNPJ atualizado;
  • Inscrição do CCM ou ISS junto à prefeitura;
  • CNES;
  • Comprovante do último pagamento do ISS;
  • Comprovante do último pagamento da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento;
  • Certificado de inscrição da entidade junto ao CRM atualizado;
  • Alvará da Vigilância Sanitária atualizado;
  • Alvará de funcionamento atualizado;
  • Currículo, CPF, diploma e título de especialista do responsável técnico;
  • CRM ou crédito do responsável técnico;
  • Relação do corpo clínico;
  • Comprovante de conta bancária.

 

Após o envio da documentação, será expedido um contrato de prestação de serviço, onde estarão descritos as condições de pagamento e os reajustes anuais. Essas informações devem ser claras e alinhadas com a regulamentação da Lei 13.003/14, que estabelece como deve ser a relação entre profissionais da saúde e operadoras.

 

Há limite para credenciamento?

 

Após a aprovação da Medida Provisória de n°2.177.4401, foi estabelecido que os médicos podem se credenciar a quantas operadoras desejarem. Assim, é permanentemente proibido que um plano de saúde imponha exclusividade a um profissional de saúde.

Dessa forma, a adesão de médicos, clinicas e consultórios a um plano de saúde é espontânea e ilimitada, uma vez que não exista nenhuma impossibilidade para a prestação do serviço.

 

É necessário renovar o credenciamento?

 

Sim, é necessário renovar seu credenciamento junto as operadoras de saúde que você estabeleceu vínculo. Geralmente, os contratos de credenciamento possuem um prazo limite, tornando indispensável a renovação.

Ainda, para casos de clínicas e consultórios, qualquer alteração, seja ela de local ou razão social, o contrato terá que sofrer modificações.

 

Como é feito o faturamento e pagamento das consultas e procedimentos?

 

O faturamento deve ser realizado por meio da geração de uma guia de serviço ou guia de atendimento (também conhecidas como guias de SADT – Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico), preenchidas no ato da autorização da consulta ou procedimento. Geralmente, essas guias são geradas online, direto no site da operadora, por meio do seu código de atendimento, fornecido após o processo de credenciamento.

De modo geral, você precisa reunir todos os atendimentos prestados no mês e alinhar essa informação junto a operadora. Em alguns casos, se faz necessário o envio de documentações comprobatórios via Correios, mas em suma a maior parte do procedimento acontece de ambiente digital.

É importante que você crie o hábito de checar se todos os seus atendimentos foram processados pela operadora, uma vez que alguma guia pode gerar o que chamamos de glosa, que são faturamento não recebidos ou recusados pela operadora. Em geral, glosas acontecem quando as informações prestadas pelo credenciado, não batem com o com os dados obtidos pelo plano de saúde.

O pagamento é realizado em média após 60 dias do atendimento, podendo ser processado antes. O valor, no entanto, varia conforme a especialidade e o procedimento realizado. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), o preço médio de uma consulta paga pelas operadoras saúde ao médico é cerca de R$ 80 reais. 

 

Quais os melhores planos de saúde para se credenciar

 

De acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Exame, os melhores planos de saúde para se credenciar no Brasil são:

  1. Bradesco Saúde
  2. Amil Assistência Médica Internacional
  3. Unimed Belo Horizonte
  4. Central Nacional Unimed – Cooperativa Central
  5. Golden Cross
  6. Unimed Rio de Janeiro
  7. SulAmérica Saúde

 

Para facilitar a sua busca, trouxemos informações sobre o credenciamento junto à Bradesco Saúde. Antes de mais nada, vale ressaltar que a Bradesco Saúde possui mais de 3,6 milhões de clientes, o que significa que seu nome estará disponível para muitas pessoas. Além disso, ela ofereça cursos de atualização, área de acesso e central exclusivas para referenciados e extrato de pagamento eletrônico.

Para se credenciar à Bradesco Saúde, acesse aqui o site da operadora e preencha as informações solicitadas. Serão solicitados dados como, nome da razão social, CPF ou CNPJ, endereço completo, dados para contato, tipos de serviços oferecidos e especialidade médica. Após o preenchimento dos dados, você será contatado para averiguação e envio das documentações comprobatórias.


Precisando contratar um plano de saúde individual, familiar ou empresarial? Na Rota Seguros, você encontra profissionais preparados e comprometidos com a excelência no atendimento. Entre em contato conosco e peça uma cotação de plano de saúde individual!

 

16 comentários em “Como se credenciar a um plano de saúde: Guia completo para credenciamento

  1. Rayra dos Anjos Cardoso Responder

    gostaria de saber como me credenciar com a Clinipam, Unimed Blumenau e nossa saúde. sou neuropsicóloga

    • Maria Rita

      Olá, boa tarde.

      Recomendamos que você entre em contato direto com a seguradora que deseja se credenciar.

      Geralmente elas tem uma aba com essa opção em seus sites ou um telefone de contato para isso.

      Agradecemos o seu comentário.

  2. Elaine Responder

    Olá sou fonoaudióloga e tenho um espaço multidisciplinar e gostaria de credenciar meu espaço em alguns planos mas não aparece esta opção .

    • Maria Rita

      Olá, bom dia.

      Recomendamos que você entre em contato direto com a seguradora que deseja se credenciar.

      Geralmente elas tem uma aba com essa opção em seus sites ou um telefone de contato para isso.

      Agradecemos o seu comentário.

  3. Thathiane Saldanha de Souza Responder

    Oi tenho uma empresa de Home Care e gostaria de credenciar ela em alguns convênios mais estou com muita dificuldade em achar um canal de credenciamento para esta categoria.

    • Catharina Lustosa

      Olá, boa tarde!

      Para credenciar sua empresa de Home Care em convênios, você pode seguir estes passos:

      1 – Faça uma lista dos convênios de saúde com os quais deseja trabalhar.

      2 – Acesse os sites das operadoras de saúde. Normalmente, há seções específicas para parceiros ou prestadores de serviços onde você pode encontrar informações sobre o credenciamento.

      3 – Se não encontrar as informações necessárias online, entre em contato diretamente com o setor de credenciamento das operadoras. Você pode fazer isso por telefone, e-mail ou mediante formulários de contato disponíveis nos sites.

      4 – Prepare toda a documentação exigida para o credenciamento, como licenças, certificações e informações da empresa.

      5 – Muitas operadoras de saúde participam de eventos e feiras do setor. Esses eventos podem ser uma boa oportunidade para estabelecer contatos e obter informações sobre o processo de credenciamento.

      Se precisar de mais orientação ou ajuda específica, considere buscar consultorias especializadas em credenciamento de prestadores de serviços de saúde.

  4. Elisa Lengler Responder

    Olá,

    Tentei fazer o cadastro no site do Bradesco, mas não permite preencher dados necessários. Há um telefone para contato?

    Grata

    Elisa

    • Pâmela Alves

      Olá Elisa!
      Bom dia!
      Tudo bem?

      Você pode falar com a Bradesco Saúde nos telefones:

      Atendimento Bradesco Saúde
      4004 2700 – Capitais e regiões metropolitanas
      0800 701 2700 – Demais regiões
      0800 701 2708 – Deficiência auditiva ou de fala

      Caso você seja cliente Rota Seguros, você pode entrar em contato com o nosso pós vendas e iremos te auxiliar.
      Ligue para : 0800 024 24 24

      Muito obrigada pelo comentario!

    • Morgana Moura

      Olá, bom dia.

      Recomendamos que você entre em contato direto com a seguradora que deseja se credenciar.

      Geralmente elas tem uma aba com essa opção em seus sites ou um telefone de contato para isso.

      Agradecemos o seu comentário.

    • Nathan

      Olá, bom dia.

      Recomendamos que você entre em contato direto com a seguradora que deseja se credenciar.

      Geralmente elas tem uma aba com essa opção em seus sites ou um telefone de contato para isso.

      Agradecemos o seu comentário.

    • Nathan

      Olá, boa tarde.

      Recomendamos que verifique diretamente com as operadoras que você deseja se credenciar, visto que a Massoterapia é considerada uma área da saúde.

      Agradecemos o seu comentário.

  5. Robson Alves da Silva Responder

    Eu sou Nutricionista Clinico e Esportivo e Gostaria de Saber, com Eu faço para me credenciar aos Planos de Saúde ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *