Qual a importância da vitamina D?

por | 17 maio 2022 | Dicas, Saúde | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

A deficiência de certas vitaminas pode significar uma série de desequilíbrios no organismo. Entre eles, está a vitamina D. Mas, afinal, qual a importância da vitamina D? Ela é fundamental para manter o corpo saudável e ajuda a prevenir o surgimento de doenças graves. Saiba aqui.

Antes de responder essa pergunta, é importante deixar claro para você quais as funções dessa vitamina no corpo. Então, vamos lá. A vitamina D contribui para que intestino, rim, ossos e glândulas tenham bom funcionamento. Além disso, a vitamina D contribui para a força dos ossos e, consequentemente, ajuda todo o corpo a ficar de pé. 

Isso significa que ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, não é mesmo? A grande verdade é que a vitamina D circula por todo o corpo e a prova disso é que ela pode ser encontrada em áreas diferentes do organismo


Faça seu comentário no final da página com suas perguntas, sugestões, elogios ou feedback para melhorar o nosso conteúdo. Assim você colabora com outras pessoas que acessarem nosso blog.


  1. Como detectar os níveis de vitamina D no corpo;
  2. Os alimentos que ajudam a manter os níveis alto da vitamina D;
  3. Os raios solares e a vitamina D;
  4. Vitamina D e detecção no check-up;
  5. O plano de saúde e ações preventivas da saúde.

Como detectar os níveis de vitamina D no corpo 

Isso fala um pouco da importância vital da vitamina D para todo o corpo, porém você sabe como manter as taxas de tal vitamina em alta? Para saber como está a sua saúde é necessário manter uma rotina de consultas médicas de rotina. 

Desse modo, é possível checar a quantidade de vitamina no sangue e também detectar possíveis doenças. O médico por meio de exames de sangue realiza o diagnóstico e indica a necessidade de realizar suplementações, por exemplo. 

É possível ajudar no aumento dos níveis da vitamina por meio da alimentação. Alguns alimentos são fundamentais para manter as taxas de vitamina D em alta. Por isso, preparamos uma lista para apresentar essas alternativas e a função desses alimentos no organismo.

 

 

Os alimentos que ajudam a manter os níveis alto da vitamina D 

Apesar das frutas e hortaliças serem fundamentais para o equilíbrio do corpo, elas não possuem concentração de vitamina D. Já que apenas alimentos de origem animal possuem concentração da vitamina. 

Sendo que as principais fontes estão em gema de ovos, fígado de boi, pescados (por exemplo, salmão, atum e sardinha), manteiga, leites, queijos e óleo de fígado. O grande segredo da saúde intensa é colocar esses alimentos na dieta diária. 

Os ovos podem ser apreciados na alimentação pelo menos quatro vezes por semana. Mas opte pela opção do ovo cozido e dispense os ovos fritos gordurosos. Os peixes também devem ser incluídos. No caso do salmão, o preço “salgado” pode ser um dificultador. Então, a dica é optar pela receita de patês com atum ou sardinha e, quem sabe, um macarrão integral salteado com sardinha (hum).

 

 

Os raios solares e a vitamina D

O sol também é um grande aliado para manter os níveis de vitamina D altos no corpo. Sempre ouvimos que os raios ultravioletas ajudam na produção da vitamina D. Mas também sabemos que, dependendo do horário, a exposição solar pode ser devastadora para a pele e causar doenças graves, como câncer. 

O horário com maior incidência dos raios solares é entre 9h e 16h, porém para evitar câncer, manchas, queimaduras e outros problemas. Por isso, o recomendado é que a exposição ao sol ocorra entre 9h e 11h e com proteção solar. 

Sendo que no caso de pessoas brancas essa exposição pode ocorrer por 15 minutos e em pessoas com mais melanina por 30 minutos. Mas o ideal é que isso aconteça diariamente. Porém, com a rotina atarefada isso é bem complicado. 

Contudo, como a vitamina D é importante para o funcionamento de todo corpo, é preciso introduzir os alimentos que ajudarão no equilíbrio do corpo na alimentação diária. Em alguns casos, será necessário realizar a suplementação. 

 

 

Vitamina D e detecção no check-up

Assim, na  consulta médica de rotina, o médico vai detectar essas possibilidades e realizar o diagnóstico a partir da análise do exame de sangue. No check-up geral o médico saberá sobre as possíveis deficiências de vitaminas, entre elas a vitamina D.

No geral, as pessoas podem apresentar níveis baixos da vitamina. Contudo, algumas pessoas têm mais tendência a apresentar baixos índices de vitamina D. Entre eles estão:

  • pessoas que fazem uso de medicamentos anticonvulsivantes.
  • pacientes internados ou institucionalizados.
  • pessoas com pouca exposição ao sol.
  • pessoas com pele morena e negra, já que queimam menos e possuem mais resistência ao sol.
  •  obesos.

 

O plano de saúde e ações preventivas da saúde

O ideal para saber como está o nível de vitaminas no corpo é a realização de exame de sangue que será analisado pelo médico especialista. A deficiência de vitaminas pode provocar uma série de doenças, além de ser porta de entrada para doenças graves.

Nesse caso, é muito importante que ocorra consultas de rotina ao médico que serão responsáveis para detectar a necessidade de cuidar de áreas específicas do corpo.


Na Rota Seguros, você encontra o plano de saúde ideal para tratar sua saúde com especialistas focados em indicar soluções individualizadas e que atendam todas as suas necessidades. Entre em contato e realize agora mesmo a cotação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação On-line

Cotação On-line