É uma das doenças mais temidas, da qual muitas pessoas evitam até falar seu nome: câncer.
Além de ser o diagnóstico que ninguém gostaria de receber e que, muitas das vezes, vislumbra um futuro incerto.
Entretanto, não podemos deixar de notar que hoje são muitos os avanços no combate ao câncer.
Dessa maneira, o último domingo (27/11) foi marcado como o dia nacional do combate aos câncer, luta genuína e que vem tomando força e conquistas com os grandes avanços tecnológicos.
Combate ao câncer – uma luta antiga
Definitivamente a batalha contra o câncer é uma das lutas mais extensas da humanidade.
Afinal de contas, o primeiro registro conhecido de um tumor é de 2600 anos antes de Cristo, em um papiro egípcio, que o descrevia como: “massas salientes no peito e que se espalharam pelo peito, frias, duras e densas como uma fruta.”
Contudo, na página: “terapia” a mensagem era ainda mais desanimadora:
“Não existe.”
Desde então, a busca da cura e combate ao câncer é uma obsessão da humanidade.
A doença e alguns números
O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, de acordo com a OMS.
Diante desse fato, não é de se espantar o porquê de ser tão temida, a doença tem cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano e, nos próximos 25 anos, passará a ser a primeira.
Assim, com um cenário nada otimista, a OMS projetou em seu último relatório de tumores o surgimento de 12,4 milhões de novos casos por ano.
No Brasil, segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse número é de mais de 600 mil.
Contudo, vale ressaltar e servir de alerta que cerca de 30% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de um estilo de vida saudável.
No qual exclui fatores de risco como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade, alimentação rica em gordura animal, entre outros.
Os avanços no combate aos câncer
Foram vários os passos dados desde o primeiro caso até os dias de hoje, no combate ao câncer.
Entretanto, mesmo o enfrentamento à doença sendo tão complexo quanto desafiador, na última década houve uma evolução impressionante tanto no diagnóstico, quanto no tratamento de casos oncológicos.
Assim ganha destaque os avanços científicos e tecnológicos que marcaram uma nova perspectiva no combate ao câncer.
Afinal de contas, graças a eles que agora temos uma eficácia cada vez melhor na identificação precoce de tumores, detectando lesões cada vez menores.
Dessa forma, permitindo com técnicas específicas detectar focos de comprometimento do câncer em estágios iniciais.
Os avanços tecnológicos
Entre os avanços no combate ao câncer, a imunoterapia, tratamento que ajuda o sistema imunológico a atacar as células cancerígenas, desponta como uma alternativa promissora.
O tratamento se baseia no uso de bloqueadores (anti PD1 e CTLA-4) e vem demonstrando excelentes resultados em pacientes com melanoma metastático e em outros tipos de câncer como de pulmão, rim, bexiga, cabeça e pescoço, Linfomas de Hodgkin, entre outros.
Atualmente, o combate ao câncer é realizado através de tratamento multidisciplinar, onde envolve diversas áreas como hematologia, radioterapia, patologistas, especialistas em fertilidade e aconselhamento genético, além de psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
Da mesma forma, a quimioterapia tradicional aliou-se à terapia alvo-molecular, que tem o foco de combater as moléculas específicas, direcionando a ação de medicamentos, exclusivamente ou quase exclusivamente, às células tumorais, reduzindo assim, suas atividades sobre as células saudáveis e os efeitos colaterais.
Outro avanço tecnológico se dá aos novos aparelhos de radioterapia que permitem direcionar o feixe radioativo apenas aos tumores, muitas vezes menores que 1cm, desenhando o campo tumoral a ser irradiado. Assim, as células dos tecidos normais vizinhos ao tumor são poupadas dos efeitos da radiação.
Combate ao câncer : um ato de amor próprio
As atitudes a serem tomadas contra o câncer estão sempre em voga, além disso sempre surge uma nova vilã alinhada à doença.
Contudo, é sempre bom repassar as principais atitudes e estar atento para segui-las:
Principais atitudes no combate ao câncer
Não fumar, o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Ao acender um cigarro, as consequências são sentidas não apenas por quem fuma, mas também por todos ao seu redor.
Sem exageros com bebidas alcoólicas, o álcool potencializa os efeitos do tabaco e aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado.
Sexo seguro, o uso de preservativo é um dos melhores aliados para prevenir o papiloma vírus humano (HPV), o principal responsável por alguns tipos de câncer como, o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe.
Além do mais, o sexo seguro também evita a hepatite B e C, principais causadores do câncer de fígado.
Evite o consumo excessivo de açúcares, o açúcar não tem influência direta no sangue mas, seu consumo em excesso faz o organismo liberar muita insulina para metaboliza-lo, o que por sua vez, aumenta a produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória. E quanto maior a quantidade dessa substância, maiores as chances de câncer.
Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes, são alimentos que causam câncer pois são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena.
Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h, essas regrinhas já são senso comum, mas é sempre bom relembrar!
Pratique atividades físicas, faz bem para todo o organismo, em especial o exercício aeróbico, onde sua prática tem a capacidade de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.
Saúde em dia!
Enfim, por último mas, não menos importante: Faça check-up anual!
Dessa maneira , existem uma série de exames fundamentais que diagnosticam câncer, é importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico.
Assim, para realizar os exames e manter a saúde em dia, tenha sempre o plano de saúde em dia!
A Rota Seguros possui o melhor plano de saúde para você, sua família e sua empresa! Confira as nossas opções de plano de saúde e encontre o que se encaixa melhor ao seu perfil.