Grávida pode tomar café? Mitos e verdades!

Conteúdo criado por humano

Grávida pode tomar café? Mitos e verdades!
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 4 minutes

O exame de gravidez deu positivo e o neném está a caminho. A partir desse momento, as dúvidas começam a surgir nos corações das gestantes. O que pode comer? A grávida pode tomar café ou não? 

A pergunta que ronda muitas mulheres é transportada para os consultórios e caixas de buscas do Google. Até porque, o que a maioria das mamães desejam é proteger a cria acima de tudo – inclusive do amado café.


O que seria o consumo moderado de café?
As alternativas para a ingestão de cafeína na gravidez 
Os efeitos negativos do café para o bebê 
Grávida pode tomar café com moderação 
Faça o pré-natal e tire dúvidas da gravidez 


Mas, para acalmar os corações prontos para sofrer com a falta imediata da bebida, existem estudos que comprovam que o café não é um vilão para as grávidas. Porém, o consumo precisa ser moderado.

O que seria esse consumo moderado? Você pode se perguntar. Até porque, isso é subjetivo, não é mesmo?! Então, para não deixar dúvidas no ar, buscamos informações para tentar chegar a um ponto de equilíbrio entre especialistas.

O que seria o consumo moderado de café?

De acordo com profissionais, o indicado é que as grávidas não ultrapassem o consumo de 200gr diária de cafeína. Contudo, é fundamental destacar que a cafeína não está presente apenas no café.

Até porque, refringentes, isotônicos e chás, por exemplo, podem ter concentração da substância. Desse modo, a mulher ingere naturalmente cafeína sem ao menos tomar café.

Por isso, antes de mais nada, leia os rótulos dos alimentos consumidos por você durante todo o período de gestão. Aliás, procure informações e compartilhe dúvidas com o médico especialista.

Entretanto, é fundamental dizer que mesmo com a “liberação” é fundamental que gestantes vivam os prazeres do café com moderação. Já que a cafeína comprovadamente acelera o metabolismo, devido às substâncias presentes no grão de café.

As alternativas para a ingestão de cafeína na gravidez 

Contudo, para quem não consegue começar o dia sem uma farta xícara de café, existe uma boa notícia: o café especial 100% arábica possui 50% menos cafeína do que o café tradicional.

Isso significa que o consumo do café de qualidade causará menos efeitos colaterais ao seu organismo. Com isso, o consumo da bebida poderá ser um pouco menor, sendo que em gramas a ingestão poderá ser menor.

E para quem não consegue fazer a restrição, a dica é tentar migrar para o café descafeinado. A média de cafeína nesse caso não ultrapassa 4 gr por xícara. Assim, é possível consumir mais café, com pouca cafeína no organismo. 

Mas sabemos que as mudanças de hábitos nem sempre são simples. Desse modo, o mais indicado é ir devagar. Até para não provocar estresse e enviar estímulos negativos ao bebê.

O café descafeinado pode ser uma boa alternativa, assim como o especial com concentração menor de cafeína. O chá preto pode ser retirado e outras opções, como camomila, podem ser usadas para te ajudar a ter tranquilidade.

Os efeitos negativos do café para o bebê 

Entretanto, cada caso é um caso. Portanto, o ideal é que o seu médico avalie cada gestação Desse modo, ele seja o responsável por liberar (ou não) o consumo de café e da cafeína. 

Até porque, quem toma muito café pode gerar um problema para o nenê. Já que o consumo exagerado da bebida prejudica a circulação de sangue e, com isso, o envio de nutrientes à criança.

Além disso, pode haver a falta de absorção de ferro. Consequentemente, isso pode levar a mãe à anemia e prejudicar o desenvolvimento do nenê. Tomar café sem limites pode também prejudicar diretamente o fígado do nenê.

O café em grandes quantidades pode chegar ao líquido amniótico e agir negativamente no sistema digestivo do nenê, que está em formação. Essas informações mostram que grávidas podem tomar café, desde que haja moderação. 

Grávida pode tomar café com moderação 

Até porque, em quantidade exorbitante, o café pode causar abstinência. Com isso, há efeitos danosos ao corpo de um adulto e no caso das gestantes isso ainda é mais grave.

O conselho em relação à moderação no consumo de café não foi criado por crença popular. Muito pelo contrário. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS), também orienta moderação em relação ao consumo de café.

A entidade aconselha que o consumo não ultrapasse 200 gr, o que na prática significa aproximadamente 2 xícaras de café expresso. Ou seja, cerca de 200 ml de café é o máximo indicado para mulheres grávidas que desejam tomar café.

 

Faça o pré-natal e tire dúvidas da gravidez 

Agora que você sabe que grávida pode tomar café, o que acha de agendar sua próxima consulta de pré-natal? Isso é fundamental para proteger você e seu bebê, bem como ideal para acompanhar a evolução da gestação.

O médico responsável pelo controle é o ginecologista, que solicitará exames específicos para o controle da sua saúde. Na Rota Seguros, você encontra planos de saúde especializado para a sua necessidade.

Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores. Assim, tenha a segurança de atendimento por meio do melhor plano de saúde para você, sua família e/ou seus funcionários. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *