Lúpus: a doença que tirou Selena Gomez e Lady Gaga dos palcos

Conteúdo criado por humano

SELENA_GOMES_LADY_GAGA_LÚPUS
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 3 minutes

No Brasil, cerca de 65 mil pessoas sofrem com dores fortes causadas pelo lúpus. O crescimento da doença preocupa, tanto que a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) avalia esse aumento como preocupante e deixa claro que a maioria dos casos ocorrem em mulheres.

A doença é inflamatória e leva a necessidade de internação hospitalar. Conhecida cientificamente como Lúpus Eritematoso Sistêmico, a enfermidade é popularmente conhecida como lúpus e os sintomas podem ter diferenças em cada organismo.

Dessa forma, ela age diretamente no sistema imunológico com alterações no organismo que podem ser extremas. Apesar da manifestação ocorrer de forma diferente em cada pessoa, é muito comum entre os paciente os seguintes sintomas: febre, perda de peso, fraqueza, manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, dores nas articulações, alterações pulmonares, convulsões, anemia e até, alterações de humor

Além disso, a doença pode atingir diretamente a pele, principalmente aquelas regiões que ficam mais expostas ao sol. Contudo, é importante dizer mais uma vez, que essa doença não tem regras de sintomas.

tubo de ensaio_lúpus

Selena Gomez e os sintomas do lúpus

 

Sendo assim, cada pessoa pode ter uma reação diferente à manifestação do lúpus. Inclusive, em algumas pessoas há forte tendência a problemas renais, com grave inflamação nos rins.

Mas a grande maioria das pessoas reclamam de viver com as dores fortes causadas pelo lúpus. Um exemplo disso é a atriz e cantora internacional Selena Gomez, que, há tempos, sofre com as manifestações da doença. 

Há pouco tempo Selena revelou em documentário os problemas graves causados pela doença. Em 2016, no auge da carreira, a cantora cancelou a turnê do disco álbum Revival que estava rodando o mundo com ingressos esgotados pelos fãs. 

Na época, ela relatou problemas de saúde e pessoais para justificar a motivação do cancelamento. Nesse mesmo período ela se internou em um hospital nos Estados Unidos. Além das crises fortes causadas pelo lúpus, alinhadas às dores fortes e aos sintomas elevados de ansiedade.

 

A batalha da estrela contra o lúpus 

 

Selena já sofria há tempos com problemas ligados à desestabilidade da saúde mental, como crises de pânico, e os efeitos do lúpus fomentar os transtornos generalizados de ansiedade.

Mas você deve se perguntar, como uma estrela mundial da potência de Selena deixou a doença chegar a esse nível? A resposta é sempre a mesma: falta de prevenção regular. E no documentário Selena Gomez: Minha Mente e Eu, a cantora deixou claro como a “batalha” com a doença foi travada de forma intensa nos últimos anos.

Nesse sentido, o documentário dirigido por Alek Keshishian mostrou parte dessa batalha e os desafios travados por Selena para controlar os efeitos da doença no corpo. As gravações também apresentam toda a vulnerabilidade mental da cantora durante o período.

Lúpus_autoimune

Lady Gaga e as dores do lúpus 

 

Selena foi lançada à fama ainda na infância e cresceu com as mazelas de tentar controlar a exposição — assim como aconteceu com outras celebridades. Falando em no mundo das estrelas, a cantora Lady Gaga foi a responsável por popularizar os efeitos do lúpus.

A cantora revelou (também em documentário) os efeitos da doença no corpo causados pela enfermidade. Em 2010, ela decidiu realizar um comunicado para falar com os fãs que tinha a doença, mesmo sem ter nenhum sintoma.

Contudo, em 2017, a doença ficou mais grave, as dores se tornaram insuportáveis e ela precisou cancelar uma turnê. Gaga também sofre com a fibromialgia e a combinação das duas fizeram com o que a estrela do POP parasse para focar na saúde por um período.

Os dois casos mostram que definitivamente nada é mais importante do que cuidar da saúde. Além disso, a prevenção da saúde continua segue como ponto fundamental para aqueles que desejam alcançar a longevidade e o bem-estar.

 

O cuidado com a saúde com prevenção

 

E o lúpus é um exemplo disso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 35% dos pacientes com a doença têm algum comprometimento dos rins no momento do diagnóstico. Portanto, quanto antes a doença for diagnosticada maiores são as chances de tratamento. 

Dessa maneira, o médico especialista responsável pelo diagnóstico é o nefrologista. O diagnóstico é realizado pela observação dos sintomas, bem como pela análise de sintomas específicos. Portanto, caso você apresente alguns dos sintomas citados, o fundamental é buscar o médico especialista o mais rápido possível.

O plano de saúde é uma forma de realizar o controle da saúde e, ainda, contar com previsibilidade financeira. Na Rota Seguros, você encontra as melhores opções de plano de saúde do mercado com a garantia de uma empresa que trabalha nesse segmento há mais de 20 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *