Seguro de vida assim como a saúde é algo que você só dá valor conforme a idade chega.
Visto que, quando se é jovem as preocupações são outras, bem mais ligadas ao presente. Pois, ninguém no apogeu da juventude preocupa-se, por exemplo, em não comer tantos doces porque no futuro isso poderá acarretar uma diabetes.
Sob o mesmo ponto de vista, está o Seguro de vida, que torna-se possibilidade na vida das pessoas, em média, a partir dos 30 anos.
Se você está lendo esse texto é porque já foi picado pelo mosquitinho das “preocupações da vida adulta” e viu uma necessidade de garantir uma segurança financeira caso esteja ausente.
Mas, se você está ainda um pouco perdido e em dúvida se a melhor escolha para você é realmente o seguro de vida, este texto irá te ajudar a esclarecer alguns pontos.
O que é Seguro de vida?
Seguro de vida, como a maioria dos seguros, é basicamente uma proteção que você contrata contra eventos que podem ou não acontecer e, se acontecer, você recebe uma indenização.
No qual, quem contrata é o titular, e as coberturas são referentes a saúde e vida dele.
Assim como, os beneficiários são escolhidos pelo titular e caso não exista indicação serão os herdeiros legais.
Dessa maneira, o objetivo central do seguro de vida é fornecer suporte financeiro aos dependentes ou beneficiários do segurado após sua morte.
Entretanto existem diferentes tipos de seguros de vida,que podem incluir benefícios adicionais, como cobertura de doenças graves ou invalidez.
Por fim, o seguro de vida é uma maneira de garantir que seus entes queridos tenham recursos financeiros após sua morte.
Por isso é muito importante escolher cuidadosamente o tipo e o valor do seguro de vida com base nas suas necessidades e situação financeira.
Como funciona o Seguro de Vida
Quando pensamos em seguro é isso que pensamos:
Um bem, carro por exemplo, o segurado tem direito a uma indenização, em caso de sinistro, que pode ser utilizada para reparar ou substituir o bem avariado.
Contudo, no caso do seguro de vida, o bem segurado é VOCÊ!
Então, imagine que aconteça algum acidente e você fique impossibilitado de trabalhar durante um período Se você não tiver um “pé de meia” para lidar com essas situações, pode comprometer todo o orçamento e adquirir dívidas.
Com isso, são nessas horas, que um seguro de vida pode ser a salvação.
Pois garante indenização e certos serviços que podem te ajudar financeiramente a superar o momento de dificuldade.
Por que seguro de vida é importante
Quando o assunto é seguro de vida, a maioria das pessoas já associa a morte.
O que de fato é um respaldo útil para os entes queridos, e não apenas.
Já que é também uma forma de te garantir tranquilidade de que em sua ausência você ainda se faz presente, cuidando de quem ama.
Entretanto, o seguro de vida não se limita a apenas isso.
Afinal de contas, viver é correr riscos, e a maioria desses refletem financeiros. Uma morte inesperada, por exemplo, pode desestruturar as economias de uma família inteira.
Do mesmo modo, o contrário também acontece, pois a longevidade implica despesas para o idoso e seu grupo afetivo.
Com isso, contratar um Seguro de Vida pode ser a alternativa para ter mais tranquilidade e cobrir despesas futuras, independentemente das causas que provocaram a descapitalização.
Quais os tipos e coberturas de seguro de vida
Existem vários tipos de seguro de vida.
Mas para facilitar, vamos listar os 7 principais tipos aqui:
Seguro de vida temporário
É o mais simples e mais fácil de entender.
Possui um tempo pré determinado de anos, normalmente de 1 a 30 anos, e se o segurado falecer durante esse período os beneficiários recebem o benefício, também conhecido como capital segurado, acordado na apólice.
Contudo é importante atentar que a proteção tem um tempo pré-determinado e nem sempre pode ser renovada. Então, atenção aos seguros que cobrem menos de 15 anos, pois você pode ficar descoberto justamente quando mais precisar.
Seguro de vida “vida toda”/ “vitalício”
Obviamente, como o nome mesmo já diz, o seguro de vida vitalício tem a validade para a vida toda!
Isso é, enquanto o seguro pagar o prêmio, as coberturas ficam ativas.
Seguro de vida “vida toda” resgatável
Os seguros resgatáveis também apresentam cobertura que garante indenização caso o segurado venha a falecer ou se ausente por invalidez.
Contudo, o que diferencia o vitalício resgatável do temporário é que o resgatável cria uma reserva financeira que pode ser resgatada em um determinado período de tempo.
Essa reserva possui rendimento a uma taxa pré-determinada definida em apólice.
Porém, o seguro de vida vitalício pode custar até 15x mais que um temporário. Além disso, esse costuma ser um produto muito complexo, com períodos mínimos para resgate e a cobertura de vida muito baixa.
Então, caso essa seja sua opção, solicite ao corretor as condições de resgate do produto.
Elas costumam ser complexas e com prazos extensos para resgate, em sua maioria após 10 anos para resgate de forma integral.
Seguro de vida temporário decrescente
Vamos considerar que sua prioridade para os próximos 10 anos sejam os estudos do seu filho.
Logo, com o passar dos anos essa “dívida” diminuirá.
Isso é ela vai decrescendo, já que o montante no ano 1 será bem maior em relação ao valor que você tem que dispor no ano 10, por exemplo.
Desse modo, essa é a ideia do temporário decrescente, você se resguarda por um certo período de tempo e o valor do resgatado decresce à medida que esse prazo diminui.
Seguro dotal
A proposta do seguro de vida Dotal é o pagamento de indenização ao próprio segurado caso ele sobreviva durante o período contratado e ao beneficiário, em caso de falecimento.
Seguro de vida em grupo
O seguro de vida em grupo é basicamente igual ao seguro individual, só que com contratação em grupo.
Dessa maneira, é uma modalidade de seguro que em geral é contratada por empresas, como um dos benefícios para o quadro de colaboradores.
Qual o melhor seguro de vida?
Perguntinha mais que difícil essa, hein!
E sinto informar que ela não tem resposta exata.
Afinal de contas, cada caso é único e depende de vários fatores. Como, por exemplo, hoje você tem objetivos de curto e médio prazo, então o mais indicado será, talvez, um temporário.
Entretanto, em uma outra etapa da vida seus planos sejam de longo prazo e percebe a necessidade de contratar um serviço vitalício.
Dessa maneira, se torna imprescindível o auxílio de um consultor de seguros, para além do perfil de risco traçar junto com você o melhor seguro de acordo com os seus objetivos.
Para isso a Rota Seguros conta com uma equipe de especialistas em seguro de vida para te guiar nessa escolha do melhor serviço de tranquilidade e segurança para você e quem você ama!