Ora-pro-nóbis: Anvisa proíbe o uso da planta em suplementos alimentares

Conteúdo criado por humano

Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 3 minutes

Na última quinta-feira, 3 de abril, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou a proibição de todos os suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis. Calma, isso não quer dizer que a planta foi banida completamente! A medida vale somente para suplementos alimentares, e a ora-pro-nóbis fresca continua liberada para consumo. Vamos te explicar melhor o que isso tudo significa.

 

 

 

O que é a ora-pro-nóbis?

 

A ora-pro-nóbis, de nome científico Pereskia aculeata, é uma planta nativa do Brasil, muito comum em quintais e hortas, especialmente em Minas Gerais e Goiás. Suas folhas verdes e carnudas são ricas em nutrientes e têm um sabor intenso, perfeito para pratos variados.

Apesar da proibição nos suplementos, a ora-pro-nóbis possui muitos benefícios reconhecidos na alimentação tradicional:

  • É rica em proteínas de origem vegetal, sendo uma excelente opção para quem busca diversificar a dieta. A forte quantidade de proteínas fez com que a planta fosse conhecida popularmente como “carne de pobre”.
  • Contém fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
  • Possui vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro e cálcio.
  • Tem propriedades antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres.

 

 

Por que a Anvisa proibiu os suplementos com ora-pro-nóbis?

 

Por que a Anvisa proibiu os suplementos com ora-pro-nóbis?

 

A proibição dos suplementos aconteceu porque a planta ainda não passou por uma avaliação formal de segurança e eficácia para esse tipo de uso. Para um ingrediente ser autorizado em suplementos alimentares, as empresas devem apresentar estudos científicos que comprovem que ele é fonte relevante de algum nutriente para o corpo humano. Além disso, a Anvisa reforça que suplementos não são medicamentos, e por isso, não podem prometer tratar, prevenir ou curar doenças.

Portanto, até que esses estudos sejam realizados e aprovados, a planta segue vetada nos suplementos. Mas vale repetir: a planta fresca continua liberada e pode (e deve!) continuar fazendo parte da alimentação do brasileiro.

 

 

 

Como consumir a ora-pro-nóbis?

 

A forma mais segura e saborosa de consumir a planta é fresca, diretamente nas refeições. Tanto as folhas quanto as flores podem ser consumidas. Algumas maneiras são:

  • Refogar as folhas como se fosse couve.
  • Usar em sopas, caldos e omeletes.
  • Bater no suco verde junto de outras folhas.
  • Utilizar em saladas.
  • Fazer molhos para massas.

Ela é super versátil e combina com vários tipos de pratos. Vale testar e encontrar a maneira que mais te agrada!

 

 

Benefícios que melhoram sua vida!

 

A ora-pro-nóbis é um exemplo de como a natureza nos oferece alimentos ricos e saudáveis, que podem ser aproveitados de forma simples no dia a dia. Mesmo fora dos suplementos, ela tem muito a contribuir com a nossa alimentação. E se você quer cuidar da saúde de forma segura e completa, conte com os planos da Rota Seguros. A gente te ajuda a estar sempre bem informado e protegido!

Você também pode se interessar por: Sucos detox, benefícios e dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *