Outubro Rosa: previna o câncer de mama

Conteúdo criado por humano

outubro rosa
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 4 minutes

Tempo de leitura: 7 minutos

O mês de outubro chega como motivação para a prevenção feminina e saúde da mulher. A campanha Outubro Rosa conta com um movimento, que é internacional, e mostra toda a necessidade de cuidado e prevenção ao câncer de mama. A campanha visa como alerta de saúde ao câncer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou dados de 2020 que mostraram o quão é grave a incidência do câncer de mama na população. Para se ter ideia, a doença matou aproximadamente 1.8 milhões de mulheres, mas figura entre o 5º no caso de mais mortes – ficando atrás do câncer de pulmão, colorretal, fígado e estômago.


Como surgiu o Outubro Rosa?
Os casos de câncer no Brasil
O Outubro Rosa no Brasil
O trabalho do Hospital da Baleia
O início da trajetória do Baleia


 

O câncer de mama pode ser prevenido por meio de auto exames, mamografia e exames periódicos junto à ginecologista. E a campanha Outubro Rosa visa impulsionar as mulheres em relação a esse cuidado, com foco em atendimento e auto exame de rotina.

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional, que mostra a necessidade da prevenção ao câncer de mama. O início da iniciativa foi tímido e apenas alguns estados americanos aderiram à ação. Antes de toda a ação, o cuidado com a saúde feminina não era pauta de comunicação e muito menos uma prioridade do Estado.

outubro rosa

Como surgiu o Outubro Rosa?

 

Mas com muito trabalho e parceria com entidades, a saúde feminina se tornou uma prioridade e passou a ser evidência por diferentes frentes do Estado. O movimento ocorreu na década de 1990, por meio da ação de uma respeitada entidade americana.

Isso foi impulsionado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que lançou a primeira Corrida pela Cura. Como marco da corrida, um laço rosa foi utilizado. Daí, nasceu um símbolo potente da campanha Outubro Rosa que foi endossada pelo Congresso Americano.

A partir dessa corrida, outubro se tornou um mês de toda a sociedade lembrar sobre a importância da prevenção da mulher. Em termos gerais, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresentou números preocupantes em relação ao câncer de mama.

 

Os casos de câncer no Brasil

 

No levantamento, o Inca apontou que aproximadamente 2.3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com a doença. No Brasil esses números ficam ainda mais evidentes, sendo mais predominantes nas regiões Sul e Sudeste. Isso mostra como a campanha Outubro Rosa é fundamental para ajudar na contenção desse número.

Entre as mulheres brasileiras, a maior causa de morte é o câncer de mama. Sendo que a grande maioria descobre a doença em grau muito avançado. Isso faz com o que o tratamento seja mais complicado e as chances de cura menores.

outubro rosa

O Outubro Rosa no Brasil

 

No Brasil, os números da doença também são altos, mas a concentração de casos fica nas regiões Sul e Sudeste. Segundo levantamento do instituto, em 2021, os números de novos casos de câncer de mama devem chegar a 66.280 mil mulheres. De tal maneira, o Outubro Rosa 2021 focou em mostrar para toda a sociedade o quão necessário é o tratamento. 

O Inca também afirma que a doença é a maior causa de morte entre as brasileiras. Por isso, a prevenção é tão necessária, bem como o tratamento direcionado. Esse, aliás, é um dos focos do Hospital da Baleia, que fica em Belo Horizonte (MG). Por lá, todos os processos são constituídos a partir de humanização e processos. 

A instituição é reconhecida pelo tratamento respeitoso e por criar conexões de outubro rosa, prevenção e muito cuidado. Essa é uma das grandes missões do hospital, que tem mais de 70 anos de história. Ao longo desse tempo, o Baleia focou no atendimento de pessoas em vulnerabilidade social, tanto que 95% dos atendimentos são do SUS. 

 

O trabalho do Hospital da Baleia

 

Em 2020, foram mais de 500 mil procedimentos realizados e mais de 50 mil sessões de hemodiálises, além de quase 230 mil atendimentos. Mas a conta financeira não fecha e para se manter vivo (e ativo) o Hospital da Baleia conta com o carinho, solidariedade e doações dos brasileiros.

O trabalho realizado pela equipe é encantador. Além disso, o cuidado humanizado é percebido nos olhares de cada um dos pacientes, que encontramos pelos corredores. O atendimento é amplo e chega a pacientes de 88% dos municípios de Minas Gerais.

Em relação à equipe, são 300 médicos e 900 colaboradores. Sendo que a equipe foi estruturada para atender mais de 600 mil procedimentos médicos por ano nos centros de especialidades diversas: nefrologia, cardiologia, pediatria, ortopedia, cirurgia metabólica e oncologia.

outubro rosa

O início da trajetória do Baleia

 

Esse legado foi iniciado por meio do trabalho de Benjamin Ferreira Guimarães. Trabalhador, ele construiu o negócio e ficou no segmento têxtil. Mas nunca acreditou num processo de prosperidade individual. Tanto que ele deixava claro para quem quisesse escutar que acumular riqueza não era uma finalidade de vida.

Com o passar do tempo e a tranquilidade financeira adquirida por Benjamin, ele decidiu traçar novos caminhos. Ele distribuiu metade da riqueza aos filhos e o restante foi direcionado a acolher os filhos do coração espalhados pelo mundo. Assim, ele criou uma rede solidária em que a intenção era engajar a sociedade em prol de um projeto.

Tanto que ele doava o dobro do valor arrecadado pela comunidade para a idealização de um projeto coletivo. Desse modo, houve continuidade e envolvimento da sociedade em torno das obras. E basta caminhar por Minas para saber o quão perene foi o legado de Benjamin em orfanatos, escolas, santas casas e asilos, por exemplo.

No caso do Hospital da Baleia não foi diferente. Então, com a idealização da Fundação Benjamin Guimarães, em 4 de julho de 1944. A fundação não visa lucro e a verba arrecada é totalmente direcionada para pagamentos dos serviços, melhorias na estrutura, atendimento e ampliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *