Para 48% da população, o hábito de ir ao dentista regularmente não é importante. Segundo a pesquisa “O que os brasileiros sabem sobre saúde bucal (e o que os dentistas deveriam contar)”, feita pela revista “Saúde”, 88% dos brasileiros sofrem de cáries, 90% de gengivite e 30% de periodontite, que é a infecção dos ossos que sustentam os dentes. Em casos mais graves, a higiene precária, aliada à má alimentação, pode acarretar doenças cardiovasculares e respiratórias.
Outro dado identificado pelo estudo, após entrevistar 1.818 voluntários, foi o de que 25% das pessoas com periodontite têm mais chances de desenvolver uma inflamação grave na película que envolve o coração, a endocardite. Isso ocorre quando os micro-organismos entram em contato com as feridas provocadas pela doença e percorrem a corrente sanguínea, chegando até o coração. A periodontite também é um perigo para os diabéticos, por aumentar a resistência à insulina.
O estudo também mostra que 23% não limpam os dentes antes de adormecer; 24% não o fazem quando despertam e 27% não higienizam após comer. A pesquisa ainda revela que 60% dos pais só levam os filhos ao dentista quando eles têm entre 2 e 11 anos – o ideal é que as crianças sejam levadas ao especialista quando os primeiros dentes nascerem, entre os 6 e 8 meses de idade.