Pneumonia Lipóide – complicações pelo uso de cigarro eletrônico

Conteúdo criado por humano

Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 3 minutes

O que é o Cigarro Eletrônico?

O cigarro eletrônico, também conhecido como e-cigarro ou vape, é um dispositivo eletrônico que simula o ato de fumar. Ele aquece um líquido que geralmente contém nicotina, substâncias aromatizantes e outros produtos químicos. O vapor é inalado pelo usuário, que o aspira pelos pulmões.

PNEUMONIA lIPOIDE

Quais os Danos do Uso Dele Para a Saúde?

Apesar de não conter as mesmas substâncias tóxicas e cancerígenas do cigarro comum, o cigarro eletrônico também apresenta riscos para a saúde. Alguns deles são:

  • Dependência: a nicotina presente no vapor é uma droga que causa dependência química e psicológica, podendo levar a sintomas de abstinência, como irritabilidade, ansiedade e dificuldade de concentração.

  • Doenças cardiovasculares: a nicotina aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e a resistência dos vasos sanguíneos, podendo causar arritmias, infartos e derrames.

  • Doenças respiratórias: o vapor contém substâncias irritantes e inflamatórias, que podem provocar tosse, falta de ar, bronquite e asma. Além disso, o uso de cigarro eletrônico está associado a um tipo específico de pneumonia, chamada de pneumonia lipóide.
  • Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão;
  • Problemas de fertilidade.

VAPE

O que é Pneumonia Lipóide?

 

A pneumonia lipóide é uma doença rara, que ocorre quando há acúmulo de gordura nos alvéolos pulmonares, que são as estruturas responsáveis pela troca de gases entre o ar e o sangue. Essa gordura pode ser proveniente de óleos minerais, vegetais ou animais, que são inalados ou aspirados acidentalmente.

Nesse sentido, os sintomas da pneumonia lipóide podem variar de acordo com a extensão e a gravidade do comprometimento pulmonar, mas geralmente incluem:

  • Tosse produtiva, com expectoração esbranquiçada ou amarelada
  • Febre baixa ou ausente
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Perda de peso
  • Fadiga

O diagnóstico da pneumonia lipóide é feito por meio de exames de imagem, como radiografia ou tomografia computadorizada do tórax, que mostram áreas de opacidade ou consolidação nos pulmões.

Além disso, também pode ser necessária a realização de uma biópsia pulmonar, que consiste na retirada de uma amostra de tecido para análise microscópica.

Já o tratamento da pneumonia lipóide depende da causa e da gravidade da doença, mas geralmente envolve o uso de antibióticos, corticoides, broncodilatadores e oxigenoterapia. Em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica da gordura acumulada nos pulmões.

CIGARRO ELETRONICO

O que a pneumonia Lipóide tem a ver com o uso de cigarros eletrônicos?

 

A pneumonia lipóide está relacionada ao uso de cigarros eletrônicos, pois alguns dos líquidos usados para produzir o vapor contêm óleos vegetais ou animais, como glicerina, propilenoglicol ou acetato de vitamina E. Esses óleos podem se depositar nos alvéolos pulmonares, causando inflamação e fibrose.

Nesse sentido, estudos realizados pela Faculdade de Medicina Albert Einstein em parceria com o Centro Médico Montefiore, em Nova York, constatou que a doença atinge apenas 2,5% da população.

Contudo a aspiração de óleo pelos pulmões tem sido descrita como causa da pneumonia lipoide há bastante tempo, onde  partículas dos óleos aerossolizados inalados podem ficar depositadas nos pulmões, inflamando o órgão.

De acordo com a nota disponibilizada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) diz que  a maioria dos vapers utilizam propilenoglicol (gelo seco) para a entrega da nicotina, enquanto os cigarros tradicionais utilizam glicerol. O aerossol desses dispositivos libera partículas finas (de baixo peso molecular), que podem ficar presas nos pulmões, causando a inflamação.

PENUMONIA LIPOIDENos casos registrados nos EUA, os usuários inalaram óleo aquecido com THC, princípio ativo da maconha, e desenvolveram um quadro agudo semelhante à pneumonia lipóide.

Além disso, o uso de cigarros eletrônicos pode facilitar a entrada de bactérias ou fungos nos pulmões, causando infecções secundárias que podem agravar o quadro de pneumonia lipóide.

Portanto, podemos concluir que o uso de cigarros eletrônicos não é seguro e pode trazer sérias consequências para a saúde respiratória. Se você quer parar de fumar, procure ajuda médica e psicológica, e evite substituir o cigarro convencional por outros produtos que também podem fazer mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *