Quantas vezes você já ouviu que crianças são o futuro da nação? Por isso mesmo, o cuidado infantil precisa ser extremo e excessos nunca são demais. Sabendo disso, criamos esse conteúdo sobre a importância da vacinação infantil para que pais e responsáveis não deixem de priorizar a saúde dos nossos brasileirinhos.
Para começar é fundamental entender que a vacinação infantil é fundamental para a saúde e proteção de qualquer criança. Desse modo, cumprir os protocolos de vacinação é a escolha de salvar vidas.
As campanhas de vacinação em massa contribuem diretamente nesse processo, bem como são formas de controle de doenças e possíveis pandemias. Prova desse contexto são enfermidades que já causaram mortes no Brasil, porém foram erradicadas devido à vacinação massiva.
Faça seu comentário no final da página com suas perguntas, sugestões, elogios ou feedback para melhorar o nosso conteúdo. Assim você colabora com outras pessoas que acessarem nosso blog.
- Evite doenças graves com vacinação;
- Não se esqueça da importância da vacinação;
- Qual a importância do protocolo de vacinação?
- Como saber quais vacinas devo aplicar na criança?
Evite doenças graves com vacinação
Um importante exemplo é a poliomielite, que levou muitas crianças ao óbito. Em 1994, a doença foi oficialmente eliminada da lista das doenças de alto risco no Brasil. Já que houve campanhas contínuas para falar da importância da vacinação infantil.
A doença causa a paralisia infantil. Antes de ser eliminada, a poliomielite atingia crianças por todo mundo. Tanto que a imagem de meninos e meninas andando com a ajuda de muletas ou na cadeira de rodas se tornou comum.
Contudo, a poliomielite (que ficou conhecida no nosso país como paralisia infantil) parou de ser abordada devido à erradicação. Contudo, um cenário triste surgiu nos últimos tempos e muitos países do mundo voltaram a registrar casos da doença.
Sabe o principal motivo? A falta de vacinação. Isso já deixa claro a importância da vacinação infantil, né? Mas muitos pais e responsáveis pelas crianças têm optado nos últimos tempos em, simplesmente, não cumprir os protocolos de vacinação.
Não se esqueça da importância da vacinação
A queda de aderência aos programas obrigatórios de vacinação já havia ocorrido antes da pandemia da Covid-19. Para se ter ideia, o Brasil apresentou um número histórico nessa queda e o percentual de crianças vacinadas chegou a 67%, em 2021. Sendo que em 2018, o levantamento foi 76,6%.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre a importância da vacinação infantil, vamos falar sobre como ocorre o processo de imunização. A vacina tem o propósito de proteger o organismo por meio da produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias.
Assim, quando a criança é vacinada, o organismo é fortalecido pelos anticorpos. Desse modo, quando houver contato com possíveis vírus, a criança estará protegida.
Qual a importância do protocolo de vacinação?
No caso das crianças, a vacina é ainda mais importante, já que na infância o organismo é fragilizado e o controle de defesa do sistema imunológico é mais fraco.
Então, siga a orientação do calendário de vacinas estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.
No Brasil, esse processo é guiado pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Nesse calendário, há imunizações para diversas doenças. Conheça algumas enfermidades que podem ser protegidas por meio de vacinação:
- HPV
- Rubéola
- Caxumba
- Sarampo
- Tuberculose
- Poliomielite
- Meningite
- Coqueluche
- Tétano
- Febre amarela
- Entre outras.
Como saber quais vacinas devo aplicar na criança?
Assim que a criança nascer o bebê tem que tomar a BCG (dose única), com foco de prevenir a tuberculose e hepatite B. Quando o nenê completa dois meses, chegou a hora de tomar a importante vacina Pentavalente. Ela vai se imunizar de doenças graves: Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae tipo B.
Além da Pentavalente, o bebê também precisará tomar a vacina contra o Rotavírus, a que imuniza contra a Poliomielite a vacina pneumocócica. O calendário de vacinação é muito extenso e é importante ficar atento aos programas de imunização.
O pediatra é o médico responsável pelo acompanhamento da sua criança. No plano de saúde, você consegue encontrar um médico especialista que acompanhará toda a infância da criança. O pediatra é responsável por orientar pais e responsáveis em relação aos cuidados com os pequenos.
Com a adesão ao plano de saúde, a criança tem consultas de rotina de acompanhamento que checam o processo de evolução dos pequenos, bem como as métricas de referência guiadas pelo Ministério da Saúde.
Na Rota Seguros, os especialistas em seguro de saúde realizam cotações de acordo com o seu perfil, da sua família ou da sua empresa. Dessa forma, é possível encontrar soluções que atendam às suas necessidades e sejam financeiramente viáveis.
- Grande BH – (31) 3279-8000
- Divinópolis – (37) 3511-3030
- Montes Claros – (38) 3216-8249
- Nova Serrana – (37) 3228-3131
- Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia – 0800 940 0809
- Poços de Caldas – (35) 3713-2531
- Pouso Alegre – (35) 3646-3334
- Vitória/ES – (27) 2233-3020