O coração acelera, o braço fica dormente, a respiração ofegante e a visão turfa são alguns dos sinais do desequilíbrio mental com efeitos diretos no corpo. Nomeado pelos psiquiátricos como Transtornos Generalizados de Ansiedade (TAG), a doença causa sérios problemas na rotina. Para cuidar disso é importante tratar a ansiedade.
Os sintomas da TAG
Os transtornos mentais da ansiedade
Conheça alternativas naturais para a ansiedade
Exemplos de plantas naturais
Como fazer um chá calmante?
Conheça calmantes naturais em comprimidos
Opções naturais para grávidas
Opções naturais para bebês
Atendimento médico e equilíbrio da saúde mental
O distúrbio tem como característica a preocupação excessiva ou expectativa apreensiva. Isso significa que a pessoa ansiosa tem uma preocupação com o futuro e não sabe lidar com a perda de controle que faz parte do cotidiano social/humano.
É muito importante entender que o estado ansioso com algumas situações é normal. Mas para saber sobre a excessividade é fundamental que o diagnóstico geral seja feito de forma cotidiana com a ideia de entender até onde os pensamentos ansiosos estão prejudicando a sua vivência.
Os sintomas da TAG
Esse caminho não é simples e está ligado ao autoconhecimento. Isso significa que um “frio na barriga” cotidiano não pode ser necessariamente um pressentimento ruim.
Além disso, a dor de cabeça diária também pode ser um sinal do seu corpo mostrar que esse desequilíbrio já apresenta efeitos no corpo.
Em geral, você pode entender como anormal aquela ansiedade que dura horas antes de uma atividade, como uma entrevista de emprego. Assim como a programação de uma viagem a um lugar desconhecido ou a divulgação do resultado de um concurso, por exemplo.
Esses eventos podem provocar uma série de sinais no corpo, que podem ser observados com facilidade. No caso da TAG há uma publicação no manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), que revela que a ansiedade tem ações no cérebro com efeitos direto no corpo físico.
Os transtornos mentais da ansiedade
Entre os sintomas, destaca-se a inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Contudo, cada corpo é único. Desse modo, cada pessoa pode responder de forma diferente ao Transtorno Generalizado da Ansiedade.
As pessoas que sofrem com a TAG têm um excesso de sofrimento e tudo fica enorme na mente. Para se ter uma ideia, as pessoas diagnosticadas com essa doença mental podem sofrer muito, de um jeito gigantesco, com o fato de trocar um filho de escola.
É um nível desproporcional aos acontecimentos e os sintomas no corpo são incontroláveis. Não existe parâmetro ou perfil para a doença, já que pessoas de diferentes idades (inclusive crianças), gênero ou diferenças sociais podem ser afetadas pela TAG em níveis altos.
Conheça alternativas naturais para a ansiedade
A solução de tratamento deve ser discutida com o psiquiatra, que criará um protocolo ideal de atendimento. Uma alternativa pode ser o calmante natural, como a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá.
O componente é fácil de encontrar e possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono. Isso deixa a pessoa mais calma, serena e tranquila.
No entanto, existem muitas outras plantas que também têm ações semelhantes, diminuindo a ansiedade e o nervosismo.
Exemplos de plantas naturais
Valeriana
A sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade.
Erva de São-João ou Hipericão
Esse é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa.
Camomila
Tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo.
Tília
Possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria.
Melissa ou cidreira
Tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade
Alfazema
É rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.
Os suplementos devem ser indicados por um fitoterapeuta ou nutricionista para saber qual a dose mais indicada. Os suplementos funcionam bem para aliviar sintomas a longo prazo, reduzindo o surgimento de crises de ansiedade, por exemplo.
Como fazer um chá calmante?
Para fazer o chá, deve-se selecionar uma das plantas com efeito calmante e depois adicionar 1 sachê, ou 20 gramas da planta, em 1 xícara de água fervente por aproximadamente 5 a 10 minutos.
Depois, o chá pode ser tomado 2 a 3 vezes ao longo do dia ou antes de situações que provoquem mais estresse. No caso de se precisar de um calmante para dormir, o chá mais indicado é o de valeriana, pois aumenta os níveis de melatonina, importantes para induzir o sono.
Nesse caso, o chá deve ser tomado de 15 a 30 minutos antes de dormir e, nesse período, deve-se evitar assistir televisão ou usar outro aparelho eletrônico, como o celular. Veja todas as dicas para tratar a insônia e dormir melhor.
Conheça calmantes naturais em comprimidos
Alguns exemplos de calmantes naturais em comprimidos são os seguintes fitoterápicos
- Passiflorine
- Maracugina
- Sintocalmy
- Pasalix
- Recalm
- Serenus
- Calman
- Ansiopax.
Esses fitoterápicos apesar de serem compostos de substâncias naturais só devem ser utilizados sob orientação médica ou de um fitoterapeuta. Eles possuem propriedades calmantes que atuam no cérebro acalmando o indivíduo devido à ação sedativa.
Opções naturais para grávidas
Os calmantes naturais para grávidas só podem ser utilizados sob a orientação do obstetra que está realizando o pré-natal. Em caso de extrema necessidade, eles podem causar efeitos colaterais ou não serem seguros para o bebê.
Um bom calmante natural que pode ser utilizado por grávidas e que não possui contraindicações é o suco natural de maracujá. Em caso de insônia na gravidez, veja algumas dicas simples que podem ajudar.
Opções naturais para bebês
Um bom calmante natural para bebês é o chá de camomila com erva doce. Além de acalmar, isso favorece o sono e auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.
Existe um suplemento alimentar chamado funchicórea que contém essas plantas medicinais. Eles podem ser utilizados como calmante natural para bebês e recém-nascidos.
Uma outra opção de calmante natural para bebês com mais de 6 meses, que já tenham iniciado a alimentação diversificada é o suco natural de maracujá:
- Bata no liquidificador a polpa de 1 maracujá
- Use 1 copo de água
- Coe e depois oferecer ao bebê ou à criança cerca de meio copo.
Atendimento médico e equilíbrio da saúde mental
Agora que você sabe dicas naturais de como cuidar da sua saúde mental, é preciso entender os efeitos direto da ansiedade no seu corpo com um médico. Portanto, priorize o atendimento médico. Os casos de insônia e efeitos direto ao corpo são sinais de que a sua ansiedade já chegou a um nível extremo.
Sendo assim, o melhor caminho é agendar uma consulta com psiquiatra para entender quais são definitivamente suas necessidades. Além disso, é importante buscar ajuda terapêutica com um psicólogo para que o problema seja tratado na raíz.
Na Rota Seguros, você encontra o plano de saúde ideal para a sua necessidade, da sua família e do seu funcionário. Entre em contato com os nossos consultores, temos profissionais especializados para ajudar você na escolha do seu plano de saúde!