O excesso de estímulos, alimentação inadequada e sedentarismo geram uma série de problemas na vida da população em geral. E com as crianças a realidade não é diferente. Tanto que, nos últimos anos, o número de diagnósticos de puberdade precoce foi crescente. Mas o que isso significa? Existe tratamento?
Antes de explicarmos mais sobre o termo é importante lembrar que os anos de isolamento social devido à pandemia da Covid-19 causaram efeitos imensuráveis em toda a sociedade. No caso das crianças isso ficou ainda mais evidente, com as dificuldades de aprendizado e problemas ligados à saúde mental.
Nesse contexto, os danos gerais têm ligação à saúde do organismo, com efeitos que ainda são impossíveis de serem analisados. Inclusive, médicos especialistas ainda não têm evidências claras relacionadas aos problemas gerados durante a pandemia da Covid-19.
No caso do público infantil, os pesquisadores alertam sobre as questões ligadas ao aprendizado, bem como problemas emocionais. Mas, além disso, descobriu-se uma recorrência de casos de puberdade precoce nos consultórios médicos. Você já ouviu falar sobre a doença?
Os efeitos da pandemia da Covid-19 em crianças
A doença pode causar uma série de problemas na vida de meninos e meninas. Sendo que uma das principais causas é o excesso de estímulos que, muitas vezes, chegam provocados pelo contato direto e exclusivo com telas (TV, celular, tablet e videogames).
As pesquisas apontam que, durante a pandemia, houve deficiência na formação de células. E, de acordo com especialistas, isso esteve ligado ao contato exclusivo com aparelhos eletrônicos em tempos de isolamento social.
Apesar de não haver comprovação científica, os especialistas são unânimes em dizer que muitas doenças recentes estão diretamente ligadas à vida pós-pandemia.
Nesse levantamento, os médicos deixam claro que a puberdade precoce pode ser prevenida.
Para tanto, existe uma série de adequações que devem ser implementadas na vida da criança, entre elas o baixo contato com aparelhos eletrônicos e alimentação de qualidade. No entanto, você sabe como identificar os primeiros sinais de uma puberdade precoce?
Os sinais da puberdade precoce
É importante deixar claro que os sintomas podem aparecer de bandeiras diferentes, sendo que cada corpo tem uma resposta distinta aos estímulos. Mas, em geral, há alguns pontos relevantes em todo esse contexto. Por isso, preparamos uma lista com algumas dessas mudanças no corpo da criança que podem revelar o surgimento de uma puberdade precoce. Então, vamos lá:
-
Pêlos
Os primeiros sinais podem ser observados no surgimento de pêlos pubianos e/ou nas axilas. A criança começa apresentar pelos mais escuros na região. Contudo, é importante que na observação o cuidador responsável fique atento e não confunda a penugem (aqueles pêlos finos) com os pêlos naturais, que são mais grossos e escuros.
-
Puberdade precoce em meninas
Elas apresentam os primeiros sinais com “peitinho” muito cedo. A puberdade é um processo de maturação sexual e caso não seja identificada no tempo certo, pode causar problemas sérios para a saúde.
Por isso, antes de criar diagnósticos o mais indicado é procurar um médico especialista para saber se a sua criança está se desenvolvendo dentro do esperado. No caso de meninas, a menarca (primeira menstruação) postergada tem ligação direta com a saúde feminina. Já que as mulheres nascem com uma quantidade definida de óvulos e com o passar do tempo diminui.
A partir da menarca, inicia o envelhecimento ovular e, consequentemente, a perda de fertilidade. Em relação ao contexto social, a puberdade precoce e a menstruação na infância têm uma série de malefícios que podem prejudicar a vida das meninas. Afinal, elas terão que lidar com o desconforto de cólicas, troca de absorvente em um tempo em que a principal preocupação seria brincadeiras.
-
Puberdade precoce em meninos
Quanto aos meninos, essa identificação não é tão simples. Já que um ponto que anuncia que o “tempo voou” é o tamanho dos testículos. Entretanto, não pense em comparar ou de basear em fotografias do Google para saber se tudo está dentro da normalidade na sua casa.
Meninas —–>
- desenvolvimento acelerado dos seios;
- pode haver menstruação;
- acne;
- odor nas axilas;
- aumento de ovários;
- alteração comportamental.
Meninos —–>
- pelos faciais, pubianos e axilares;
- aumento peniano;
- acne;
- odor nas axilas;
- aumento de testículos;
- alteração comportamental.
O que fazer e quais tratamentos para a puberdade precoce?
Após identificar os sinais no organismo da criança, procure orientação de um médico pediatra. Ele fará um diagnóstico preciso baseado na observação, bem como na realização de exame de sangue e imagem.
No caso do exame de imagem, a ideia é realizar uma averiguação das mãos e dos punhos. Assim, é possível determinar a idade óssea da criança.
O diagnóstico, além da observação, é realizado por meio de exames de sangue e imagem. O raio-X é realizado nas mãos e punhos e ajudam a identificar o tamanho da idade óssea da criança.
Os exames ajudam a identificar o amadurecimento dos ossos e o resultado mostra que a idade cronológica da criança é a mesma da apresentada no resultado. Dessa forma, o médico detecta o crescimento da criança e acompanha o desenvolvimento infantil.
Tratamento preventivo
Agora que você já sabe um pouco mais sobre puberdade precoce, o que acha de agendar um médico pediatra para a sua criança? Essa é a oportunidade de você optar pelo cuidado com a infância e proporcionar alternativas de tratamento para amenizar os efeitos da doença.
Na Rota Seguros, você encontra opções de planos de saúde de diferentes formatos com a opção de tratamento preventivo para crianças. A empresa conta com mais de 20 anos de mercado, com destaque de atuação com os melhores e maiores planos de saúde do país. Entre em contato com um dos consultores e escolha a melhor alternativa para você.
Entre em contato com a Rota Seguros mais próxima de você:
Grande BH – (31) 3279-8000
Bom Despacho -(37) 99127-0087
Colatina/ES – (27) 3121-9393
Divinópolis – (37) 3511-3030
Londrina/PR – (43) 99181-8100
Montes Claros – (38) 3216-8249
Nova Serrana – (37) 3228-3131
Patos de Minas – (34) 3820-8080
Poços de Caldas – (35) 3713-2531
Pouso Alegre – (35) 3646-3334
Uberlândia – (34) 3291-9300
Varginha – (35) 3113-0351
Vitória/ES – (27) 2233-302
Demais Regiões – 0800 024 2424