Os casos recentes de contágio pela Covid-19 fez com o que os números de contágio no Brasil chegassem a mais de 200 mil pessoas infectadas. Para amenizar a onda acelerada de contaminação, o teste rápido de Covid tem papel fundamental a fim de conter a disparada do contágio da nova variante.
Nesse sentido, a Agência Nacional de Saúde (ANS) decretou, na última semana, que todos os planos de saúde têm obrigatoriedade de cobrir a realização do teste rápido de Covid. A decisão já está ativa e foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 20 de janeiro (quinta-feira).
A partir de agora, os convênios não podem mais recusar autorizações aos usuários de segmentações ambulatorial, referência ou hospitalar. Contudo, para isso, é imprescindível que o paciente tenha em mãos o pedido médico e que a realização do exame seja feita em locais direcionados pela operadora do plano de saúde.
Teste rápido de Covid-19
Portanto, pacientes com Síndrome Gripal ou quem tenha tido contato com pessoas com resultados positivos para a Covid-19 podem solicitar a realização do teste rápido de Covid-19. Para isso, é importante que a pessoa esteja entre o 1º ao 7º dia do início dos sintomas, já que essa janela é fundamental para a detecção do vírus.
A resolução da ANS tem base científica e segue os direcionamentos médicos que mostram o quão rápida é a contaminação da variante Ômicron. Para se ter ideia, a velocidade de contágio apresenta recordes e surpreende pela agilidade de infecção
Só para ilustrar, 100 pessoas com Ômicron espalham o vírus para cerca de 179 pessoas. Esses dados foram levantados pela Universidade de São Paulo (USP) e exemplificam o crescimento dos resultados positivos depois da chegada recente da variante no Brasil.
Contudo, a velocidade de contaminação já havia sido alertada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em novembro do ano passado, a entidade publicou nota oficial sobre a facilidade de contágio da Ômicron e dos perigos de disseminação de uma nova onda da pandemia.
Protocolo para contenção da Covid-19
No Brasil, isso se comprovou rapidamente e a ANS agiu. Desse modo, a obrigatoriedade de cobertura de teste rápido de Covid tem como fundamento ajudar a frear a disseminação da variante. Já que com o resultado, as pessoas positivadas são direcionadas a cumprirem o isolamento e, assim, a propagação do vírus é freada.
Em nota, o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, falou sobre a importância do teste rápido para detecção de antígeno. Isso porque, os testes rápidos são mais acessíveis. Além disso, têm a rapidez do resultado como benefício para o controle no crescimento dos casos de Covid-19.
“Assim, o teste de antígenos pode ampliar a detecção e acelerar o isolamento, levando a uma redução da disseminação da doença e, por consequência, a uma diminuição da sobrecarga dos serviços laboratoriais”, explica Paulo Rebello.
Operadoras de plano de saúde e direcionamentos de atendimento
A orientação da ANS é que os usuários busquem informações com a operadora do plano de saúde. Assim, é possível conhecer os locais listados para a realização do teste rápido para Covid, bem como direcionamentos para possíveis tratamentos, isolamento e diagnósticos.
Apesar da cobertura de teste rápido de Covid ter sido liberada recentemente, a ANS deixa claro que todos os pacientes têm cobertura total para o tratamento de Covid-19. Dúvidas em relação aos pontos de atendimento do seu plano de saúde, basta entrar em contato diretamente com a sua operadora.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o pós-vendas Rota Seguros: (31) 3207-1665
Precisando contratar um plano de saúde? Na Rota Seguros, você encontra profissionais preparados e comprometidos com a excelência no atendimento. Entre em contato conosco e peça uma cotação de plano de saúde individual ou empresarial!
- Grande BH – (31) 3279-8000
- Divinópolis – (37) 3511-3030
- Montes Claros – (38) 3216-8249
- Nova Serrana – (37) 3228-3131
- Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia – 0800 940 0809
- Poços de Caldas – (35) 3713-2531
- Pouso Alegre – (35) 3646-3334
- Vitória/ES – (27) 2233-302
- Demais Regiões – 0800 024 2424