A avaliação dos resultados da Unimed-BH de 2006 a 2008 resultou na escalada de 110 posições entre as 500 maiores empresas do País, o que coloca a cooperativa, atualmente, como a 307ª maior.
O desempenho econômico-financeiro alcançado em 2008, ano em que sua receita operacional cresceu 12,6%, coloca a Unimed-BH como a quarta maior e a segunda melhor operadora de saúde do País – a maior e melhor dentre as operadoras com atuação regional, fora do eixo Rio-São Paulo. Na prática, vencendo a crise internacional que chegou ao Brasil em setembro passado, a Cooperativa preserva a sua posição no mais respeitado ranking empresarial brasileiro, as Melhores e Maiores 2009, da revista Exame.
O anuário foi lançado na noite de ontem (7), em São Paulo, em evento que contou a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. No ranking geral das 500 maiores empresas brasileiras por receita, a Unimed-BH manteve-se na 307ª colocação, depois de escalar um total de 110 posições na lista, de 2007 a 2009. Inscrita no setor de serviços, a Cooperativa tem sua performance comparada diretamente a gigantes com negócios diversos, como as operadoras de cartões de crédito, serviços de correios, telemarketing, saneamento e abastecimento de água, administração de rodovias privatizadas e até mesmo dos aeroportos.
Mesmo assim, a posição da Unimed-BH é de destaque nacional. É a 14ª entre os maiores serviços – aqui subindo duas posições desde o último ranking – e também a 14ª entre os melhores. Ainda na categoria de serviços, a Cooperativa aparece como a 7ª melhor em liquidez corrente (capacidade de saldar dívidas de curto prazo), a 8ª em rentabilidade (capacidade de gerar retorno para os acionistas, no caso os cooperados) e a 9ª em geração de riqueza proporcionalmente ao número de empregados (critério de eficiência operacional). Nesses três quesitos, é a operadora de saúde mais bem posicionada. “Estamos crescendo em bases sustentáveis, com segurança para os clientes, os cooperados, os colaboradores e toda a nossa cadeia de fornecimento”, afirma o presidente da Unimed-BH, Helton Freitas.
Outras dez instituições do Sistema Unimed figuram entre as mil maiores empresas do País. São elas: Unimed Rio (234ª), Unimed Paulistana (334ª), Unimed Porto Alegre (486ª), Central Nacional Unimed (489ª), Unimed Fortaleza (585ª), Unimed Vitória (671ª), Unimed Belém (729ª), Federação do Estado de São Paulo (869ª), Unimed Nordeste RS (880ª) e Unimed Cuiabá (895ª). A Unimed Seguros Saúde aparece na 35ª posição entre as 50 maiores seguradoras.
Sobre o anuário
Esta é a 36ª edição do anuário Melhores e Maiores, publicada pela revista Exame. Em 450 páginas, as mil maiores empresas brasileiras (em receita de vendas) têm analisados os seus principais indicadores de desempenho econômico-financeiro. A leitura cuidadosa da publicação dá a dimensão dos efeitos da crise no País e dos segmentos mais atingidos até dezembro – como as indústrias exportadoras, em especial a de manufaturados e a mineradora, de automóveis, da construção civil, de calçados, têxteis e vestuário.
nossa realemente esta empresa e maravilhosa, quando nao mata aleija, minha nora tem um contrato desde 2004 nunca havia precisado usar deste plano maravilhoso, so que a mesma sofreu um acidente 04/06/11 fratura exposta de tibia sendo necessario a cirurgia p fixaçao de haste bloqueadora interna quando a mesma ja se encontra c uma infecçao em ferida exposta ate hoje 13/06/11 a linda unimed, nao autorizou a cirurgia realemnte esta empresa nao e maravilhosa.