Você já ouviu falar sobre TDAH? Apesar de ser um assunto atual e de extrema importância, muitas pessoas ainda têm diversas dúvidas sobre o significado dessa sigla.
Pensando nisso, abordaremos hoje em nosso blog, as principais características, sintomas, desafios e tratamentos para crianças e adultos que convivem com esta condição.
Fique com a gente, este artigo foi criado para você 🙂
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um dos transtornos mais estudados no mundo.
Por isso, considera-se atualmente que as causas do aparecimento do TDAH são uma combinação entre fatores, confira logo a seguir alguns destes agentes.
O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), como já antecipamos, é um transtorno com causas genéticas, ambientais e biológicas, o qual geralmente, se manifesta na infância.
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, estudos relacionaram o TDAH a causas hereditárias, substâncias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição ao chumbo, entre outros fatores.
Ainda de acordo com a Associação, apesar de algumas teorias sugerirem que problemas familiares poderiam causar TDAH, até o momento, acredita-se que o quadro pode ser agravado em um indivíduo, mas não desencadeado essencialmente devido a esses princípios.
Sintomas e Diagnóstico
Realizado fundamentalmente em ambiente clínico, o diagnóstico do TDAH é realizado por profissionais que conheçam profundamente o assunto e que necessariamente excluam também outras doenças e transtornos.
Entre os vários sintomas observados, podemos destacar alguns como:
-Dificuldade para prestar atenção em detalhes e tarefas;
-Inquietude motora ou também conhecida como hiperatividade;
-Não seguir instruções e ter problemas em finalizar tarefas do dia a dia;
-Responder com agressividade diante de frustrações;
-Dificuldade para se organizar;
-Fácil distração com estímulos externos.
Para identificar corretamente o TDAH, o profissional (psiquiatra, neurologista ou pediatra) irá analisar os sintomas do paciente, sua duração, frequência, intensidade e persistência.
Não existem exames de laboratório para a sua detecção. Questionários sobre diferentes aspectos do comportamento e desenvolvimento podem ajudar os profissionais a estabelecerem um diagnóstico final.
Exames físicos, de sangue e outros também são utilizados para excluir outros distúrbios.
Tratamento e novidades
O tratamento do TDAH é geralmente multidisciplinar, podendo variar de acordo com as necessidades de cada paciente.
Até algum tempo atrás, acreditava-se que o único recurso disponível era o de uso medicamentoso. Entretanto, hoje se compreende a necessidade de acompanhar o paciente com uma abordagem multimodal, visando cada vez mais a qualidade de vida, evolução e bem-estar do indivíduo.
Conheça as principais opções de tratamento utilizadas atualmente:
-Psicoterapia;
-Atividades físicas;
-Meditação;
-Acupuntura;
-Acompanhamento com fonoaudiólogos e fisioterapeutas;
-Alimentação saudável;
-Acompanhamento psicopedagógico;
-Homeopatia entre outros…
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil possui cerca de 2 milhões de pessoas adultas com TDAH.
Diante desse alto número de casos, novos estudos com o intuito de auxiliar o tratamento dessa condição são, cada vez mais, frequentes em todo mundo.
A intervenção precoce do TDAH é fundamental para a qualidade de vida e desenvolvimento infantil, por isso, consultar um profissional e realizar o diagnóstico correto faz a total diferença.
Cuide de você e de quem você ama! A Rota Seguros possui os melhores planos de saúde, contando com especialistas renomados e excelência em assistência hospitalar e clínica.
Clique aqui e converse com um de nossos consultores.